Recent Posts

18.12.09

Top 10 - Filmes da década - 7º

Antes do Anoitecer
Before Sunset, Richard Linklater, 2004



Era uma aposta de alto risco de Richard Linklater: dar seguimento a ‘Antes do amanhecer’, o seu filme de culto de 1994, sobre o encontro entre um americano (Ethan Hawkes) e uma francesa (Julie Delpy) num comboio, um dia passado em conjunto em Viena, e um final convenientemente em aberto.

Pois bem, a aposta foi ganha pelo realizador e pelos seus dois actores, que agora também participam no argumento, utilizando a mesma (improvável) receita de sucesso: dois actores, uma hora e pico de conversa, sobre tudo e sobre nada, uma estrutura quase teatral (ambas as histórias se podiam passar num palco; Viena e Paris são mero pano de fundo), sem que o espectador praticamente note esta ‘originalidade’.

‘Antes do amanhecer’ era um filme sobre as esperanças dos 20 anos, ‘Antes do anoitecer’ é um filme sobre as desilusões dos 30. Mas com a esperança de que ainda não é tarde demais. Embora fique tudo em aberto, once again.

3 comments:

João said...

Qualquer um destes filmes que mencionaste até agora entram também na minha lista dos melhores. São todos grandes obras. Este então, é o meu preferido da década!

Unknown said...

Mais um romântico ;)

O Puto said...

Acrescenta-me à lista dos românticos, pois vi os dois filmes nas alturas de estreia de ambos, e isso ajuda à empatia com os personagens. Adorei.