Recent Posts

14.5.06

Freedomland — A Cor do Crime



Este filme parte de uma investigação policial - o detective Lorenzo Council/Samuel L.Jackson, investiga o desaparecimento do filho de Brenda Martin/Julianne Moore, num bairro pobre dos suburbios - para nos traçar mais um retrato das relações inter-raciais nos States, um pouco à maneira de 'Crash-Colisão'. A policia pôs um bairro negro a ferro e fogo para tentar descobrir o miudo de 4 anos (branco), e a situação trouxe ao de cima todos os ódios e ressentimentos há muito acumulados entre os moradores e a policia. Lorenzo, um detective negro oriundo do bairro, tem que se mover entre os dois mundos, sendo olhado com desconfiança em ambos, para tentar descobrir a verdade e evitar uma guerra civil no local.
'Freedomland' tem vários problemas, o menor dos quais não é cair em todos os clichés do género sem deixar escapar um, quer ao nivel das personagens -o policia (negro) inteligente e de bom coração mas impulsivo, o seu colega compreensivo que lhe serve de contraponto, o policia mau e que não percebe nada (branco), etc. - quer ao nível das situações e da realização, absolutamente mediana e desinspirada. Não há nada de vagamente original, de novo, neste filme. No final, salvam-se apenas os actores : Julianne Moore está muito bem no papel da mulher desiquilibrada e quase histérica, mas corre o risco de ficar agarrada a este tipo de papeis - uma espécie de Isabelle Huppert americana; Samuel L. Jackson até na rotina se distingue e cumpre com distinção o seu enésimo papel deste tipo; e, finalmente, há que destacar Edie Falco (a mulher de Tony Soprano), soberba num papel pequeno mas marcante.
Freedomland, E.U.A., 2006. Realização: Joe Roth. Com: Samuel L. Jackson, Julianne Moore, Edie Falco, Ron Eldard, William Forsythe, Aunjanue Ellis, Anthony Mackie.

0 comments: