Recent Posts

26.5.07

John Wayne



Se me perguntarem pelos actores da minha vida, John Wayne, que nasceu faz hoje 100 anos, não será um dos primeiros nomes que me ocorrerá.
Mas a verdade é que num certo tipo de papeis foi o maior, e teve a sorte ou o engenho de ser dirigido por alguns dos melhores (Ford e Hawks, claro, mas também DeMille e Nick Ray entre muitos outros).

Não é por acaso que está em 2 dos 10 filmes da minha vida.

6 comments:

Luís A. said...

nunca tive especial simpatia por ele, até ver o The Searchers, num papel torturado e solitário que me fez redescobrir e reavaliar a carreira do Duke. Para mim o papel de wayne como Ethan no The Searchers é o papel da sua vida. Abraço

Duarte said...

Também concordo com o comentário anterior. Ethan Edwards é o papel da vida de John Wayne.
Outra coisa: acho que Nick Ray não teve nenhuma influência na carreira do Duke já que com ele só fez um filme (Inferno nas Alturas) que é quase desconhecido na carreira dos dois.

Unknown said...

Sim, claro. A ideia era lembrar que além de Ford e Hawks, John Wayne na sua extensíssima carreira trabalhou com muitos outros grandes realizadores.

Duarte said...

Sim, de facto, e até teve sorte em passar por momentos-chave na história do cinema. Caso do Stagecoach do John Ford, de 1939, que veio dar uma nova visão do modo de fazer um western.

Unknown said...

Pois - o certo é que soube escolher muito bem com quem trabalhava, e entra em várias obras-primas. Já quando passou para trás da câmara , a história é bem diferente :)

Duarte said...

Concordo. O Alamo acaba por ser um "pastelão", apesar da qualidade dos actores e de algumas cenas rodadas pelo ford, e os "boinas verdes" (que nunca vi, confesso) dizem que é um filme de pura propaganda anti-soviética e de exaltação do vietnam.