Recent Posts

27.5.07

O último rei da Escócia



O grande Forest Whitaker é motivo suficiente para me levar ao cinema, de modo que aproveitei a vinda tardia deste filme a uma sala próxima para finalmente o ver. Whitaker tem de facto mais uma grande presença, mas "O último rei da Escócia" tem mais motivos de interesse. Gostei especialmente do modo como anda à volta do lado sombrio de Idi Amin, começando por mostrar o seu lado sedutor e magnetizante, e só pouco a pouco nos ir revelando o seu verdadeiro eu, primeiro as suas excentricidades, as suas inconstâncias, a sua infantilidade, e só depois, finalmente, a sua loucura e malignidade. É muito inteligente esta forma como o argumento está construído, dando ao espectador o ponto de vista do ingénuo e algo leviano Dr.Garrigan (um dos argumentistas é Peter Morgan, o mesmo de 'A Rainha').
O documentarista Kevin Macdonald (neto de Emeric Pressburger), estreia-se assim da melhor maneira na ficção, não obstante algum excesso de poluição sonora, um mal comum nos filmes passados em África, em que os realizadores teimam em carregar na banda sonora.
E o título, um verdadeiro achado, é desde já candidato a melhor do ano,
The Last King of Scotland, Grã-Bretanha, 2006. Realização: Kevin Macdonald. Com: James McAvoy, Forest Whitaker, Kerry Washington, Gillian Anderson, Simon McBurney.

4 comments:

Luís A. said...

é sem dúvida um filme intenso e forte com um ´Whitaker gigante!

Capitão Napalm said...

Não tem nada a ver com este post, mas reparei que na secção "próximo a ver" tinhas colocado o "La Jetée". Já o viste? Que achaste? Vi-o no Sábado e ainda estou a pensar nele.

Unknown said...

Na verdade 'o próximo a ver' era o 'sans soleil'. O 'La jetée' já vi e até pus um post sobre ele, podes ver aqui ao lado. É extraordinário.

Capitão Napalm said...

Curioso, também me lembrei do "Vertigo". O Marker acho que agora só anda a fazer trabalhos em cd-Rom...