Recent Posts

21.8.07

Estado das coisas

Há uns tempos descobri este sítio, que é um maná para um viciado em tops, listas e afins como eu sou. Estão aqui elencados todos os top 10 dos Cahiers du Cinema desde 1951 a 2006 e é interesantíssimo andar por lá e perceber, apenas com base nestas listagens, os gostos da casa, os autores mais amados, a evolução das tendências dominantes, as fases mais militantes (por exemplo, de 1969 a 1981 pura e simplesmente não houve tops). Mas a coisa que mais me impressiona sempre que por lá ando, é a extraordinária qualidade dos tops dos anos 50. Veja-se, por exemplo, 1959:

1. Ugetsu Monogatari (Kenji Mizoguchi)
2. Hiroshima Mon Amour (Alain Resnais)
3. Ivan The Terrible (Sergei Eisenstein)
4. Pickpocket (Robert Bresson)
5. The 400 Blows (Francois Truffaut)
6. Rio Bravo (Howard Hawks)
7. Wild Strawberries (Ingmar Bergman)
8. Vertigo (Alfred Hitchcock)
9. Princess Yang Kwei Fei (Kenji Mizoguchi)
10. The Tiger Of Eschnapur (Fritz Lang)

Um filme como 'Vertigo' está em 8º lugar, e mesmo um devoto incondicional como eu, que o poria na mais alta posição, consegue compreender que não tenha ficado mais à frente... É que se alguém me dissesse que isto era um top ten dos melhores de sempre eu acreditava na boa (há que fazer a ressalva de que os filmes de Mizoguchi terão estreado em França em '59, mas são de '53 e '55, mas ainda assim é um arco temporal suficientemente próximo para não ser descabido considerá-los).

Compare-se agora com os tempos actuais, e percebe-se facilmente que não estamos numa época de ouro do cinema. Eu olho para os caderninhos onde classifico os filmes, e nos últimos 5 anos dei em média 5 estrelas a um filme por ano (e estou a incluir os 5- ):

2002: The Royal Tenenbaums, de Wes Anderson
2003: Kill Bill 1, de Quentin Tarantino e Mystic River, de Clint Eastwood
2004: Before Sunset, de Richard Linklater (uma nota muito emocional, tanto mais que elegi depois como filme do ano Lost in Translation)
2005: Saraband, de Ingmar Bergman
2006: A History of Violence, de David Cronemberg

Claro que houve muito mais filmes de que gostei muitíssimo e há cinematografias que conheço mal, como as orientais de onde chega inegavelmente algum do cinema mais estimulante dos últimos tempos, mas mesmo assim...

3 comments:

Unknown said...

Realmente as décadas de 50 e 60 ainda são insuperáveis se pensarmos em seu conjunto.

Luís A. said...

prefiros os 70's, são a época mais arrojada e original no cinema mundial. da tua lista um grande brinde ao The Royal Tenenbaums, um dos grandes filmes da década!

Juom said...

De facto, que lista assombrosa! :-|

Já agora, aproveito também para me juntar à adoração pelos Tenenbaums, que para mim ainda é o melhor filme da década.