Recent Posts

30.8.07

Golpe quase perfeito



Vale a pena recapitular os factos reais que deram origem a este filme: em 1971, Clifford Irving, um escritor de segundo plano, apresentou-se na editora McGraw-Hill dizendo que tinha sido contactado por Howard Hughes (o excêntrico magnata da aviação e do cinema retratado em 'O aviador' - lembrete para leitores distraídos), recluso há anos, para colaborar com ele na escrita da sua autobiografia. Não estava longe de ser o acontecimento editorial do século.
Acontece que Irving não passava de um oportunista-mitómano-megalómano que inventou tudo do início ao fim, seguindo um método de uma coerência inatácavel: senhor de uma lata infinita, usou sempre a velha táctica da fuga para a frente. Quando era confrontado com uma mentira, inventava algo ainda mais mirabolante que desviava a atenção da mentira anterior e por aí adiante. Às tantas já estava ele próprio embrulhado numa terra ninguém, em que era impossível distinguir verdade e mentira. Acabou por ser desmascarado, mas só depois de ter recebido um milhão de dólares e a 'autobiografia' ter sido impressa!
Como nota de rodapé acrescente-se que Irvin aparece em 'F for Fake' de Welles, onde discorre sobre o pintor-falsário Elmyr de Hory. Welles comenta que ambos têm muita coisa em comum, sendo uma o talento...
O material é de primeira água, mas lembremo-nos que Scorsese que é Scorsese falhou com o material primário, digamos assim - a vida de Hughes. Como se sairia Lasse Hallstrom com Irving? Medianamente, diria eu. Filma com a habitual competência anódina e insossa que é sua marca, tendo aqui no entanto um inesperadíssimo trunfo: Richard Gere, um dos maiores canastrões do cinema actual, que saca aqui um papelão digno de registo. Só ele vale uma estrelita, indo outra para o argumento. Quem for um interessado nestas coisas de curiosidades à volta de celebridades excêntricas, e mormente de Hughes, que neste campo está no topo, pode-lhe acrescentar mais meia. Está assim justificado o preço do bilhete.
The Hoax, E.U.A., 2006. Realização: Lasse Hallstrom. Com: Richard Gere, Alfred Molina, Marcia Gay Harden, Stanley Tucci, Hope Davis, Julie Delpy, Eli Wallach.

0 comments: