Recent Posts

16.9.07

2 dias em Paris



Uma divertida e certeira comédia em que se vai desconstruindo a relação de um casal em férias, enquanto se brinca com uma data de clichés sobre franceses (a nacionalidade dela) e americanos (a dele). E não obstante praticamente todas as personagens do filme serem bastante irritantes, exibindo patologias que vão da hipocondria ao quase histerismo, não deixamos de simpatizar com elas, da mesma maneira que simpatizamos com os neuróticos maníacos mas muito humanos de Woody Allen (e Allen é uma das muitas citações cinéfilas do filme, a começar, claro, pela auto-citação de Delpy à sua personagem em 'Before Sunset' e 'Before Sunrise').
Filme de actores, com argumento inteligente, que se aventura com à vontade nos difíceis terrenos da comédia de costumes, é uma bela estreia na realização de Julie Delpy.

PS: Já foi aqui referida a pérola de 'tradução' do ano: diz o protagonista “I watched M until four in the morning” – M, filme de Fritz Lang de que é inclusive mostrado um excerto. Tradução: “Estive a ver a MTV até às 4 da manhã”. Comentários para quê?

2 Days in Paris, França/Alemanha, 2007. Realização: Julie Delpy. Com: Julie Delpy, Adam Goldberg, Albert Delpy, Marie Pillet, Daniel Brühl, Aleksia Landeau.

3 comments:

Anonymous said...

uma comédia particularmente bem conseguida, sem dúvida :)

nota: coincidência engraçada - o meu «último vito» também foi esse Eisenstein...

Unknown said...

telepatia :)

O Puto said...

Uma boa comédia inteligente. Gostei da forma como as relações são analisadas pelos intervenientes e por Paris sem visão de turista.