Recent Posts

18.10.07

Western (II)



Gabriele Lucci, no seu livro 'Western' (Diccionarios del Cine, Editorial Electra), destaca as seguintes '10 obras-primas' do género:

High Noon, Fred Zinnemann, 1952
Shane, George Stevens, 1953
Johnny Guitar, Nicholas Ray, 1954
The man from Laramie, Anthony Mann, 1955
The Searchers, John Ford, 1956
Rio Bravo, Howard Hawks, 1959
C'era una volta il West, Sergio Leone, 1968
The Wild Bunch, Sam Peckinpah, 1969
Heaven's Gate, Michael Cimino, 1980
Unforgiven, Clint Eastwood, 1992

Tanto como 10 filmes, foram escolhidos 10 realizadores. Seis da era clássica (incluindo, claro, um OVNI chamado Johnny Guitar), era que Rio Bravo sintetiza e fecha com chave de ouro. Um do autor que reinventou o género e outro do que lhe deu a machadada final. E, para terminar, as mais brilhantes tentativas modernas de regresso, uma com final trágico, outra com final feliz. Parece-me uma boa síntese.

6 comments:

Luís A. said...

é sempre bom ver Heavens Gate a ser reconhecido como o magnífico western que é!

Hugo said...

Saía o Heaven's Gate e entrava, claro, "Forty Guns". O filme do Cimino (na versão integral) não é mau. Bem pelo contrário. Mas Forty Guns é uma categoria completamente à parte. Apesar de também ser um OVNI...

C. said...

Também incluía o "Forty Guns" pela mesma ordem de ideias. Tirava ainda o "Shane" e entrava o "Stagecoach", a obra de Ford que inscreveu o western no Cinema.

Unknown said...

Pois, o critério de pôr 10 realizadores diferentes limitou um bocado a coisa. Como é obrigatório, por ex., pôr a Desaparecida e o Imperdoável, os restantes westerns do Ford e do Eastwood tiveram que ficar de fora deste top 10. O Shane só se justifica pelo seu valor icónico, penso eu.

Luis Faria said...

Eu cá tirava Rio Bravo e colocava Jeremiah Johnson de Polack um antiwestern he he he

Unknown said...

O Rio Bravo nunca!!

:)