Recent Posts

30.11.07

Cronenberg

"Os fundamentalistas andam a bradar aos céus que foram traídos por David Cronenberg. Como é possível?, perguntam eles. Como é possível que um dos mais sistematicamente estimulantes cineastas contemporâneos digne aceitar filmar guiões indignos do seu talento e andar a fazer tangentes ao "mainstream" que pouco adiantam a uma das obras mais consistentes do cinema recente? Já se sentia esse desconforto nas reacções a "Uma História de Violência" (2005) e o novo "Promessas Perigosas" parece exacerbá-las"

Jorge Mourinha

Só me ocorre que Jorge Mourinha está a falar dos seus colegas do lado. Depois do ano passado o excelente 'Uma história de violência' não ter tido lugar no top ten do Público, agora que estreia o novo filme do realizador canadiano, além de Jorge Mourinha só Vasco Câmara se dignou a ir vê-lo.
(em sentido contrário está Gus Van Sant, actualmente com vela acesa em Meca, que teve direito a casa cheia e unanimidade nas estrelinhas).

11 comments:

Daniel Pereira said...

Não sejamos precipitados. A estranheza de "Uma História de Violência" não ter figurado no top final vem essencialmente devido ao facto de ter sido bem recebido no jornal. Se a minha memória não me engana, só o Vasco Câmara não tem gostado dos últimos filmes. O Luís Miguel Oliveira, por exemplo, até os costuma correr a 4 estrelas.

Unknown said...

Das estrelas que deram a 'Uma história...' não me lembro, mas divirto-me sempre - e acho um excelente 'medidor de preconceitos' - a ver quantos criticos e quais vão à estreia dum determinado filme.
No Publico, por exemplo, é sempre o Jorge Mourinha que vai à dos filmes 'comerciais'. E continuo a achar certas coisas espantosas, como nem sequer ter sido referido nesse jornal o filme do herzog.

Daniel Pereira said...

Sim, o Herzog não ter aparecido lá é estranhíssimo.

Nuno said...

"Eastern promises" é uma grande desilusão. Um thriller banal, clássico, sem invenção. Cronenberg habituou-nos a universos mais complexos e criativos (Crash, Naked lunch, eXistenz, Spider...).

C. said...

E não há complexidade e criatividade na realidade, caro Nuno? Eu gosto deste "novo" Cronenberg, que continua tão inquietante como o "antigo".

Unknown said...

Eu gostei do filme. Mas a minha questão era mais do que isso, tinha a ver com o facto de estrear um novo Cronenberg e metade dos criticos de um jornal 'de referência' nem o irem ver.

C. said...

Eu sei e concordo com a questão.

gonn1000 said...

É, parece que agora o que dá prestígio é fazer filmes com adolescentes pasmados, musiquinha para o melancólico e cenas contemplativas e "oh-tão-poéticas".

Enfim, o filme do Van Sant tem os seus méritos, mas não adianta nem atrasa em relação ao que já fez (especialmente nos 3 anteriores). E quanto ao Cronenberg, parece-me que um thriller pode ser simultaneamente clássico e complexo, e felizmente é o caso de "Eastern Promises".

Unknown said...

Repara, eu escrevi o texto antes de ver os filmes e deu-se o caso de ter gostado dos dois - provavelmente até gostei mais do do Van Sant. Mas só decidi isto DEPOIS de os ver...

Cataclismo Cerebral said...

Confesso a minha total desilusão perante o novo filme de Cronenberg. Não o avaliei tendo em conta o passado cinematográfico do realizador, ou seja, não recorri a comparações. Isoladamente, Eastern Promises é um filme falhado e juro que não compreendo toda esta sobrevalorização que o circunda...

Abraço

C. said...

Tal como eu não entendo como se pode dizer que o filme é falhado ou "sobrevalorizado". Opiniões.