Recent Posts

16.12.07

12:08 A Este de Bucareste



A primeira metade deste filme não nos prepara para o que vem a seguir. Durante 40 minutos temos uma espécie de apresentação das personagens, habitantes de Timisoara: um professor alcoólico, um velhote reformado que faz de Pai Natal (no tempo do regime comunista era algo como 'Pai Gelado') e um ex-engenheiro que montou uma estação de TV local, onde apresenta um programa daqueles em que os espectadores podem telefonar e entrar no ar em directo. O tom é 'realista', se bem me faço entender, e vai-nos dando um retrato melancólico e não muito optimista da Roménia pos-Ceausescu. Um bom retrato, mas que parece não se elevar muito.
Mas eis então que temos as três personagens reunidas no estúdio de TV: o apresentador convidou os outros dois nossos conhecidos para falarem das suas memórias do dia da queda de Ceausescu. Houve ou não uma revolução em Timisoara? Ou seja: as pessoas saíram para a rua antes ou depois de saberem da queda do ditador? Num golpe de asa genial, o filme metamorfoseia-se então numa caustica e impiedosa sátira que não poupa nada nem ninguém. São 45 minutos implacáveis, entre o feroz e o delirante, onde não só o 'povo' Romeno, mas no fundo todos os seres humanos (qualquer português se lembrará logo do famoso 'onde é que você estava no 25 de Abril?'), saem pessimamente na fotografia.
É um tour de force impressionante, que torna este vencedor da Câmara de Ouro (melhor primeiro filme) de Cannes 2006 num magnífico exemplo da 'nova vaga' Romena.
A fost sau n-a fost?/12:08 East of Bucharest, Roménia, 2006. Realização: Corneliu Porumboiu. Com: Mircea Andreescu, Teo Corban, Ion Sapdaru, Daniel Badale.

0 comments: