Recent Posts

30.12.07

Censurado



Talvez mais do que uma crítica à estratégia americana de invadir o Iraque, 'Redacted' seja uma cinica constatação de que é impossível os States ganharem qualquer guerra com o exército que têm. Não o das bombas inteligentes e mísseis teleguiados ao milímetro, mas o dos homens, mais adolescentes que homens na verdade, mal preparados, sem vocação, que apenas vão para o exército porque não têm outra oportunidade na vida. Que se estão a borrifar para as populações dos países ocupados, que só apanham da ideologia o que lhes interessa ("Viemos aqui trazer a democracia e nem nos agradecem!? Vamos é dar cabo deles!"), que não se regem por qualquer tipo de moral ou ética. Estão no exército com a mesma postura com que estariam num qualquer bando de rufias. Como diz cinicamente um soldado acusado de violação de uma iraquiana de 15 anos aos seus inquiridores: "podemos bombardeá-los, podemos matá-los, mas não os podemos foder?".

Neste prisma 'Redacted' é um inteligente documento de denúncia, pertinente e oportuno. Na forma, é que poderá estar o seu busílis. Simulando um documentário, com a maior parte das cenas supostamente filmadas por um dos soldados com câmara à mão ou fixada no capacete, tem os inconvenientes deste método do 'directo', dos falsos 'apanhados', sendo muitas vezes irritante, algumas monótono, outras ingénuo, por vezes simplista. A mim não me convenceu totalmente esta abordagem (que inclui também imagens de blogues árabes, e de um outro (falso) documentário francês), que ao pretender criar uma dupla ilusão (a normal de qualquer filme e a de um pretenso documentário), como que acaba paradoxalmente por se tornar ainda mais artificial. Mais do que um filme, parecia-me estar a assistir a uma exposição, não raro incómoda, de uma tese sobre o Iraque e o exército em geral.
Mas, tudo somado, não deixo de o recomendar.
Redacted, E.U.A., 2007. Realização: Brian de Palma. Com: Patrick Carroll, Rob Devaney, Izzy Diaz, Mike Figueroa, Ty Jones, Kel O`Neill, Daniel Stewart Sherman, Bridget Barkan, Zahra Kareem Alzubaidi.

0 comments: