Recent Posts

10.12.07

Peões em jogo



Tal como as suas personagens neste filme, mormente a que interpreta, Robert Redford acha que é obrigação dos americanos decentes fazerem alguma coisa e não se limitarem a encolher os ombros e assobiarem para o lado, enquanto uma administração incompetente leva o país para a ruína. Sendo assim, arregaçou as mangas e deu-nos este 'Lions for Lambs'. Só por este facto, por ser um 'filme de mensagem', tem sido deitado abaixo em muito lado. Eu não vou tanto por aí. Filmes políticos liberais há-os muito bons e Redford entrou mesmo num dos mais emblemáticos ('Os homens do presidente').
O seu pecado, quanto a mim, é ser maçador e convencional. Sendo o chamado filme de argumento e actores, o argumento não ultrapassa nunca a mediania, o que fere desde logo o projecto. Há aqui uma espécie de resumo dos argumentos liberais contra a guerra e a favor do empenhamento civico das pessoas, que é transmitido em duas longas conversas que formam dois dos três segmentos do filme, apresentados em montagem paralela. Esta estrutura prejudica o filme de duas maneiras: não só estes diálogos 'professor empenhado/aluno desinteressado' e 'senador ambicioso/jornalista desconfiada' transmitem um tom didáctico excessivo, como o terceiro segmento - passado num cenário de guerra no Afeganistão- acaba por se tornar numa espécie de corpo estranho ao filme, problema que o realizador nunca consegue resolver (apesar de até partir de uma boa ideia irónica - nem uma tecnologia hiper-sofisticada, que permite monitorizar em tempo real um combate a dezenas de quilómetros, consegue salvar os soldados quando estes foram postos em situações vulneráveis devido a erros estratégicos de palmatória).
Sobram então os actores: Redford, excelente, praticamente aguenta sozinho o seu episódio; por outro lado, se Meryl Streep está bem como sempre, nem ela é capaz de nos convencer da súbita ingenuidade e rebate de consciência de uma veterana jornalista politica de 57 anos. Tom Cruise pica o ponto e os restantes actores não têm grande coisa para defender.
Resumindo: é uma pena Redford ser bem melhor à frente da câmara do que atrás dela.
Lions for Lambs, E.U.A., 2007. Realização: Robert Redford. Com: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Derek Luke, Andrew Garfield, Peter Berg.

0 comments: