Recent Posts

6.1.08

Jogos de poder



Já ouviu o leitor aquela teoria que advoga que o que verdadeiramente antecipou a queda do muro de Berlim e o desmoronamento do bloco soviético foi a derrota da falecida U.R.S.S. no Afeganistão? Pois bem, a acreditar neste filme, os responsáveis por tal feito foram um congressista desconhecido, dado à bebida e a meninas (tinha mesmo uma espécie de harém como staff pessoal), uma milionária fanática religiosa e um agente da CIA na prateleira. Esqueçam portanto Reagan e João Paulo II. Este trio é que derrotou o comunismo.
É nesta premissa - baseada em factos reais, imagine-se - que se baseia 'Jogos de poder'. O filme mistura com felicidade o género político (liberal) com a comédia (discreta mas mordaz) e dá-nos um belo retrato dos bastidores do poder na mais poderosa nação do mundo. Um simples congressista, apenas porque estava no lugar certo (um subcomité que decidia o financiamento para operações secretas) e se 'mexia' bem, conseguiu, à revelia do congresso e do Presidente, aprovar verbas astronómicas para apoiar os rebeldes Afegãos, juntando pelo caminho Israelitas e Árabes em favor da causa e pondo a CIA (via o tal agente pária) a suportar a operação. Tudo porque a tal milionária, que encarava a coisa como uma guerra contra os infiéis, o convenceu a entrar na cruzada (não foi difícil convencer o congressista - logo no primeiro encontro levou-o para a cama).
O veterano Mike Nichols filma esta sátira amena com uma perna às costas, com eficácia e ritmo, apoiando-se num excelente casting (Tom Hanks faz mesmo um papelão) e embora fraqueje um niquinho no final (é a mensagem, estúpido!) dá-nos um dos mais divertidos filmes políticos da era Bush.
Charlie Wilson`s War, E.U.A., 2007. Realização: Mike Nichols. Com: Tom Hanks, Julia Roberts, Amy Adams, Philip Seymour Hoffman, Jud Tylor, Hilary Angelo, Wynn Everett, Cyia Batten.

1 comments:

O Puto said...

Achei-o hilariante!