Recent Posts

11.1.08

O sonho de Cassandra



'Cassandra´s Dream' é o terceiro filme de Woody Allen à volta do tema do "crime e castigo". O primeiro foi uma obra-prima: 'Crimes e escapadelas'; o segundo, 'Match Point', era uma ambiciosa variação daquele, mas que me desiludiu um pouco por lhe estar tão colado; este, é, claramente, uma variação menor.
Mantém-se a inteligência na escrita do argumento; mantém-se a excelente direcção de actores; mantém-se a elegância formal (apesar de, para variar, se passar mais ou menos entre as working classes, não há aqui o mínimo vestigio de um Mike Leigh, digamos; mesmo Colin Farell a fazer de mecânico parece, na pior das hipóteses, um camionista sofisticado). Mas é verdade também que falta aqui qualquer coisa que faça o filme descolar da velocidade de cruzeiro, inclusive ao nível do argumento, que é daqueles que Allen escreve numa tarde enquanto faz outra coisa ao mesmo tempo.
Enfim, a generalidade das pessoas já se fartaram de Woody há uns lustros; eu, fã confesso, só agora lhe achei sinais de cansaço (é verdade, gostei muito de 'Scoop'). Que venha o próximo, a ver se isto me passa.
Cassandra`s Dream, Estados Unidos/Grã-Bretanha, 2007. Realização: Woody Allen. Com: Ewan McGregor, Colin Farrell, Tom Wilkinson, Sally Hawkins, Hayley Atwell.

6 comments:

Anonymous said...

Não me desapontou nada, antes pelo contrário. Não é não bom como os dois exemplos que citaste - embora me tenha lembrado mais de Match Point, por ser já um «filme em Inglaterra» - mas não o vejo de todo como um Woody Allen menor como era o recente Scoop.
E ao contrário de ti, gostei imenso da prestação do Colin Farrell, que fez com que me reconciliasse com ele (ok, no Novo Mundo não estava mal mas...)

Unknown said...

Eu não disse mal do Colin Farrell! Referia-me à aparência... é impossível ele parecer um mecânico:)
Aliás, depois do Miami Vice ninguém me ouve a dizer mal dele!

Ana said...

Também gostei muito de Scoop! Quanto ao Colin, mecânico, camionista, estivador...tudo profissões que lhe assentam como uma luva!

Juom said...

Parece que somos poucos os que gostámos mesmo destes Sonhos da Cassandra, mas é daqueles filmes que defenderei com unhas e dentes. Adorei tudo nele. Abraço :-)

Unknown said...

Além dos Allens consensuais, o último dos quais foi há uns 20 anos, toda a gente tem entre os outros os seus preferidos. Longe de mim - fã de 'Melinda e Melinda' ou 'Scoop' - criticar alguém!

Contabilista Emocional said...

Eu ainda não me fartei. Antes um argumento do Woody feito numa tarde que muitos que por aí andam elaborados durante meses.