Recent Posts

25.2.08

Michael Clayton — Uma questão de consciência



E parece que George Clooney se está a especializar nestes filmes de mensagem (três em três anos), mostrando a sua costela de bom liberal de Hollywood. Hollywood gosta e retribui, chegando sempre estes filmes aos Oscares e levando mesmo estatuetas para casa – de melhor actor secundário para Clooney por ‘Syriana’ e de melhor actriz secundária para Tilda Swinton por este ‘Michael Clayton’ (só a mais merecida não foi atribuída – a David Strathairm, por ‘Boa noite e boa sorte’).
Eu infelizmente não sou assim tão entusiasta. ‘Michael Clayton’ é uma espécie de clone de ‘Syriana’: realização correcta, bons actores (Clooney faz estes papeis com uma perna atrás das costas) e argumento mais ou menos anódino com um alvo definido (neste caso as multinacionais e também as grandes companhias de advocacia). São filmes que se deixam ver bem e não pensamos mais neles.
Ao menos em ‘Boa noite e boa sorte' - não sendo uma obra-prima - havia ideias de cinema e vontade de fazer diferente. Pelo que solicito a Mr.Clooney que a próxima vez que quiser fazer um filme empenhado, faça o favor de passar também para trás da câmara.
Michael Clayton, E.U.A., 2007. Realização: Tony Gilroy. Com: George Clooney, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack, Michael O`Keefe.

1 comments:

Cleopatra said...

Gostei do papel que o GC desempenhou.
Gostei do argumento já muito usado
Não acho que quem ganhou o óscar de actriz principal o merecesse.