Recent Posts

7.2.08

Sedução, Conspiração



Depois de um ano de 2007 apenas mediano, cinematograficamente falando, 2008 está a começar muitíssimo bem: já vi dois filmes muito bons ('4 Meses, 3 semanas...' e 'O assassínio de Jess James...') e três que são algo mais do que isso - 'Darjeeling Limited', 'Sweeney Todd' e este 'Sedução, Conspiração'.
Se os dois primeiros deste trio se encaixam em universos muito próprios e idiossincráticos, este último inscreve-se numa tradição clássica, é um descendente directo de uma longa linhagem de filmes de época, que com todas as suas diversas cambiantes vem deste os primórdios. É, apetece dizer, um filme à moda antiga. Mas, como sempre acontece com Ang Lee, há também um elemento transgressor, uma maneira nova de contar a história.
As já famosas cenas de sexo, bastante explicitas mas filmadas com uma elegância inatacável, aprofundam e recentram 'Sedução, Conspiração', que seria sempre um bom filme de 'espionagem' e um bom retrato de época; ao focar a perturbante e complicada relação sexual dos seus protagonistas, Ang Lee permite-nos uma maior compreensão, quer deles, quer de tudo o que se passará depois. Pode-se mesmo dizer que há toda uma dimensão que se perderia se elas não estivessem lá como estão.
Uma história bem contada, com personagens muito reais, filmada com um talento superior, que nos deixa marcas depois de a vermos: que mais se pode pedir a um filme?
Se, Jie/Lust, Caution, E.U.A./Hong Kong/Formosa/China, 2007. Realização: Ang Lee. Com: Tony Leung, Tang Wei, Wang Leehom, Joan Chen, Chung-Hua Tou.

5 comments:

Anonymous said...

É como dizes, filmado com uma perfeição inatacável. Um prodígio de subtileza (até quando é explícito!)... Para mim é o melhor de um 2008 que está a começar de forma francamente boa.

magarça said...

Um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. Subtileza é a palavra certa para qualificar a interpretação dos protagonistas.

meldevespas said...

Assino tudo o que diz por baixo.
Este é um filme fabuloso onde nada é superfulo, onde tudo é perfeito. O olho de Ang Lee no seu melhor.
E ainda por cima aquelas mulheres constantemente a jogar Mah-Jong, meu Deus que saudades de uma partidinha!!!

O Puto said...

Elegante, belo, forte e coeso. Muito bom. Este início de ano está-me a deixar regalado!

zePh7r said...

meu deus, vi wong kar wai à frente dos meus olhos e afinal... não era. Enganaste-me bem, Harry_Madox

lol cumprimentos