Recent Posts

7.12.09

Actividade paranormal





















O fenómeno em que este filme se tornou é conhecido: foi rodado numa semana em casa do realizador, com quatro ou cinco actores amigos, e custou 10.000 dólares. Foi comprado pela Deamworks apenas para dele fazer um remake, esteve dois anos na prateleira do estúdio, mas acabou por ser lançado numa dúzia de salas, na sessão da meia-noite. E eis senão quando um marketing sabiamente orquestrado e o passa-palavra dos espectadores foram criando uma bola de neve, que neste momento se cifra na bela quantia de 107 milhões de dólares facturados, só nos States. (o slogan promocional foi "Não veja este filme sózinho", conselho que não pude seguir até porque, ironicamente... estava sozinho na sala de cinema!)

O argumento? Um casal ouve barulhos estranhos durante a noite. Ela, que já tem experiência de actividades paranormais desde criança (mas nunca lhe contou a ele) fica assustadíssima. Ele, que é ultra-racional, só pensa em desvendar o mistério. Compra então uma câmara  (pois claro) e coloca-a a filmar o tempo todo, mormente durante a noite (supostamente vemos todo o filme através desta câmara).

O resultado? Bom, confesso que passei dois terços do filme a pensar "tanto barulho por isto"? Mas, tal como o protagonista masculino, depois de tanta espera, de tantas imagens fixas nocturnas, de tantos ruídos e estremecimentos vagos (o realizador tem a inteligência de nunca mostrar demasiado), quando as coisas começaram a aquecer, senti alguma angústia. E, admito, os dez minutos finais conseguem levar a tensão a níveis acima da média, acabando o filme em grande (se bem que eu preferisse que acabasse numa cena anterior). E, talvez a intenção do realizador fosse mesmo pôr-nos a marinar até este crescendo final.

Tudo somado, diria que é um filme simpático, nos antípodas do 'gore' actual, que não desapontará os fãs de terror e é capaz de assustar verdadeiramente (e é esse o objectivo de um filme como este) o espectador menos batido...

Paranormal Activity, E.U.A., 2007. Realização:Oren Peli. Com: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Ashley Palmer e Amber Armstrong.

0 comments: