Recent Posts

20.12.09

Avatar
















'Avatar' é uma espécie de cruzamento entre 'O Senhor dos anéis' e 'Rambo', em formato ficção científica e embrulhado numa parábola ecológica.

Assim dito não soa a grande coisa, mas a verdade é que Cameron leva o empreendimento a bom porto. Notoriamente que no meio de tantos efeitos especiais e 3D (e na minha modesta opinião é mais ou menos indiferente ser em 3D), a maioria das personagens acabam por ser um bocado... unidimensionais, raramente escapando ao estereotipo. Mas, apesar de tudo, Cameron não de deixa submergir pelo aparato tecnológico, e mantém-se sempre atento ao 'contar da história' (não muito original, diga-se), conseguindo-nos envolver no seu universo onírico e visualmente muito cativante.

Resumindo, sem deslumbrar, pareceu-me um bom filme de FC, um blockbuster claramente acima da média - mas, que devido aos custos, aos meios, e ao realizador envolvido, está condenado a despertar opiniões extremas.

Avatar, E.U.A., 2009. Realização: James Cameron. Com: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, CCH Pounder, Wes Studi.

5 comments:

André Moura e Cunha said...

Estou totalmente de acordo contigo. Eu até gostei do filme (talvez a baixíssima expectativa tenha ajudado). Ah, e vi-o em 2D.
Não é uma obra-prima, muito longe disso. São 2 horas e meia de entretenimento. Mas não deixei de me sentir verdadeiramente nauseado quando ouvi a canção que acompanha os créditos finais. Aquela mulher é do mais horripilantemente balofo que se pode conceber na música.

Unknown said...

O 3D é interessante, mas os óculos causam algum incómodo, principalmente num filme tão longo. É um problema que vão ter que resolver se querem mesmo apostar no formato...

yskisu said...

A nível visual perfeito... Pela primeira vez não senti qualquer incómodo com o 3D.

Não sendo uma obra-prima, está bem acima da média...

Unknown said...

Parece-me que onde vi tinham uns óculos especiais, com infra-vermelhos, ou lá que é. Eram enormes.

O Puto said...

Ainda não o vi porque estou com o 'preconceito Titanic'.