Recent Posts

30.12.09

Top 10 - Filmes da década - 1º

Lost in Translation - O Amor é um lugar estranho
Lost in Translation, Sofia Coppola, 2003



Dois actores perfeitos (dois dos que mais gosto), uma banda sonora imaculada (com algumas das bandas de que mais gosto), uma cidade que já estava nos anos 2000 antes dos anos 2000 terem chegado. Um argumento minimal, uma câmara sóbria, atenta, próxima.

Não me é fácil explicar porque gosto tanto deste filme, que nem me marcou assim tanto à primeira, mas que se foi entranhando mais e mais a cada revisão. E não há filme que eu tenha revisto mais vezes.

Se para mim os anos 80 foram os Jesus and Mary Chain ou os My Bloody Valentine (duas das tais bandas de que tanto gosto, aqui convocadas por Sofia Coppola), os anos 2000 foram (são) ‘Lost in Translation’.

5 comments:

Ana said...

O melhor, sem dúvida!

Unknown said...

Parece-me que é um filme com muitos fãs incondicionais ;)

João Palhares said...

Só vi o "lost in translation" uma vez e há, já, dois anos, lembro-me de ter gostado, mas sem adorar. Vou ter que ver outra vez. De resto, a lista da década está muito fixe, o "before sunrise", o "kill bill" e o "mystic river" são grandes filmes (se bem que ache que ele -eastwood - tenha feito melhor esta década - "million dollar baby" e "Gran Torino") e o "history of violence" é inacreditável. Brutal, mesmo. E, realmente, é um western.

P.S. O "25th Hour" do spike lee, não? :)

Unknown said...

O '25th Hour' sou eu quem tem que rever. Quando o vi gostei mas não adorei :)

O Puto said...

Não sabia que gostavas assim tanto dos My Bloody Valentine. A ver se começo a passá-los mais vezes nas minhas sessões musicais. ;)