Recent Posts

22.4.10

Um cidadão exemplar


Este é um daqueles filmes que vive de um argumento espertinho e supostamente engenhoso. Como é que o vilão consegue, estando encarcerado na solitária de uma prisão, aterrorizar uma cidade com uma série de crimes espectaculares?

O pior é que -como acontece em tantos filmes de 'argumento espertinho' - quando o espectador a meio se cansa da coisa por manifesto desinteresse da mesma, não tem praticamente mais nada a que se agarrar.

Jamie Foxx, a star de serviço, tem carisma suficiente para manter a fita minimamente suportável, mas tudo o resto luta denodadamente para não se distinguir do restante lixo que é despejado semanalmente nas salas: o vilão, um insosso Gerard Butler, é um chato Professor Pardal no género revoltado contra o sistema, a milhas dum elegantemente pérfido Hannibal Lecter, por exemplo; a realização é bocejante e banal (quando começa a mostrar grandes planos insistentes de uma personagem, já sabemos que é a próxima a quinar); e o tal argumento vai perdendo o gás rapidamente, com soluções dignas dum livro dos Cinco e um final tão surpreendente como o de uma telenovela Brasileira.

Resumindo: cinco euros deitados ao lixo - e cinco euros são mil escudos na moeda antiga, como diria o inefável Rui Oliveira e Costa.

Law Abiding Citizen, E.U.A., 2009. Realização: F. Gary Gray. Com: Jamie Foxx, Gerard Butler, Colm Meaney, Bruce McGill, Leslie Bibb, Michael Irby, Regina Hall, Viola Davis, Gregory Itzin, Annie Corley.

5 comments:

Ana said...

Cinco euros? Eu tenho pago seis!

O Tipo said...

A reter, o "inefável Rui Oliveira e Costa"...na mouche!

Unknown said...

5.20€, parece-me... morar na aldeia havia de ter alguma vantagem...

Unknown said...

Mas o gajo é sportinguista logo é boa pessoa, atenção.

Maria Schilleman said...

Off Topic

Sangue De Família (2010) - Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=JaM4J8qP608&fmt=18