Recent Posts

16.7.10

O Escritor fantasma


'O escritor fantasma' é um thriller que, embora esteja colado à actualidade - um ex-primeiro ministro britânico é acusado de crimes de guerra pelo TPI por ter entregue suspeitos de terrorismo à CIA para serem torturados - tem a marca dos clássicos. Mantendo um tom impecavelmente sóbrio, agarra o espectador - mesmo o mais batido neste tipo de enredos - do início ao fim duma maneira que vai sendo rara hoje em dia.

Ewan McGregor está irrepreensível como o escritor fantasma que vai escrever as memórias do dito ex-PM e se vê envolvido numa história mais que nublosa, e Olivia Williams, com muito charme e distinção, saca discretamente um papelaço (como mulher do PM). Um regresso em grande forma de Polanski - que bem que o homem continua a filmar!

The Ghost Writer, França/Alemanha/Grã-Bretanha, 2010. Realização: Roman Polanski. Com: Ewan McGregor, Kim Cattrall, Olivia Williams, Pierce Brosnan, Timothy Hutton, Tom Wilkinson, Robert Pugh, James Belushi.

4 comments:

pseudo-autor said...

Filmaço! E eu tive a honra de ler o romance "O Fantasma" do Robert Harris antes de ir conferir o filme. Em uma palavra: irretocável. O único revés foi o fato de ter passado num circuito tão reduzido aqui no RJ.

André Moura e Cunha said...

Tens razão R. Foi um Polanski dos velhos tempos. Uma realização irrepreensível e portentosa (aquela sequência inebriante de entrega do bilhete final, só está ao alcance de um Mestre: Scorsese ou Coppola, para não ir ao meu suspeito do costume, DF) para um argumento de alguma forma estafado.
McGregor está como nunca esteve. E aquela (no momento) inigualável ductilidade (talvez plasticidade seja o mais adequado) de Alexandre Desplat... harmonia etérea. Talvez um 8 ou 9 em 10 valores.
Por falar na cifra 10, comprei o DVD do Shutter Island e só confirmei aquilo que há meses havia notado no cinema: por enquanto, o melhor deste ano (mas o mais irritante é que ninguém lhe vai dar o devido valor – para já subiste o silêncio da crítica).
Abraço,
André

Unknown said...

Surpreendentemente, em Portugal estreou em quase toda a parte...

Eu dei-lhe um 8/10, tal como ao Shutter Island... quanto ao melhor do ano até à data, talvez me incline para o 'Policia sem lei', que me parece que ainda não comentaste depois das desconfianças iniciais :)

Abraço.

O Puto said...

Desconfio que se vai tornar um clássico do Polanski.