Recent Posts

2.3.11

Somewhere - Algures


Johnny é uma estrela de filmes de acção. Acabou as filmagens de mais um filme, tem um braço facturado,  e na verdade não tem muito para fazer. Vai-se deixando estar pelo seu quarto no célebre hotel 'Chateau Marmont', onde se entretém a ver duas gémeas pole dancers, vai flirtando com mulheres que se atiram a ele, vai sonolentamente a um ou outro compromisso profissional, e ao fim de semana recebe a doce filha de 11 anos, a única altura em que ainda lhe vemos um raio de ternura, de vida.

A sequência inicial de ‘Somewhere’ (o Ferrari preto de Johnny às voltas) fez-me lembrar ‘Brown Bunny’. A partir daí tudo me fez lembrar…’Lost in Translation’. A personagem principal que é um actor, tão ou mais 'lost' que Bill Murray, e que por momentos também se encontra ‘lost in translation’, aqui em Itália (e a TV local é devidamente gozada numa cena quase idêntica à da TV em Tóquio), as roupitas cor de rosa das performers, a rimarem com as calcinhas cor de rosa de Scarlett Johansson, etc., etc.

Pode-se dizer que Sofia fez mais do mesmo, que este filme não acrescenta nada à sua obra, que é uma variação em tom menor do neste género insuperável ‘Lost in Translation’. É verdade. Mas quem diz que ela não arriscou, basta pensar no pastelão que este ano limpou os principais Óscares, e em quanto este filme minimal e lacónico está nos antípodas da ‘história bem contada’ oscarizavel ou das ‘sequelas-remakes-a 3D-com efeitos-digitais-de-última-tecnologia’ que 'vencem' nas bilheteiras.

Eu acho que enquanto vierem somewheres de Hollywood nem tudo está perdido.

Somewhere, E.U.A., 2011. Realização: Sofia Coppola. Com: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Michelle Monaghan, Lala Sloatman.

2 comments:

pmramires said...

tenho muito a dizer do somewhere (quando não estiver cansado talvez deixe aqui algo), um filme absolutamente falhado que me levou a gostar de estar numa sala de cinema como já não gostava há muito. é isso mesmo. gostei muito de ver o filme, mas ela falhou em tudo.

Unknown said...

Deixa que eu publico no 'correio dos leitores,.