Recent Posts

23.11.11

Billy Wilder - Top 10

Numa célebre cena de 'Manhattan', a personagem interpretada por Woody Allen, quando pensa no suicídio, elenca uma série de razões pelas quais vale a pena andar aqui. Uma delas é 'Grouxo Marx'.

Eu, se fizesse uma lista semelhante, poria no topo 'Billy Wilder'. Aqui vai o meu top ten dos seus filmes.


1. O Apartamento (The Apartment, 1960)
Talvez a mais amarga das genialmente cáusticas comédias de Billy Wilder. Realçar o fabuloso par Jack Lemmon/Shirley MacLaine.

2. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)
O filme definitivo sobre Hollywood. Provavelmente o filme mais icónico e famoso do mestre, e certamente um dos filmes maiores da história do cinema. Mas eu tinha que pôr uma comédia em primeiro lugar!

3. Beija-me, Idiota (Kiss me Stupid, 1964)
Talvez a mais cáustica das genialmente cáusticas comédias de Billy Wilder. "Este obsceníssimo filme
de Billy Wilder" foi como Jorge Silva Melo se lhe referiu em artigo no Público.

4. Pagos a dobrar (Double Indemnity, 1944)
A única incursão de Wilder pelo film noir (adaptação de James M.Cain por Wilder e Raymond Chandler), é para muito boa gente o melhor exemplar do género. Enough said.

5. Quanto mais quente melhor (Some Like it Hot, 1959)
Provavelmente o filme de maior exito de Marylin Monroe, cortesia de Mr.Wilder. Está permanentemente no topo da minha lista de 'feel good movies'.

6. O inferno na terra (Stalag 17, 1953)
O judeu germânico Wilder filma um campo de prisioneiros nazi (cujo comandante é interpretado por Otto Preminger) e dá-nos um retrato mais do que corrosivo e cruel da humanidade. A começar pelos prisioneiros americanos...

7. Cinco covas para o Egipto (Five Graves to Cairo, 1943).
Ao terceiro filme (segundo americano) Wilder mostra que até a fazer filmes de propaganda é grande. Erich Von Stroheim, sete anos antes do seu famoso papel em Sunset Boulevard, interpreta, nem mais nem menos que o Marchal Rommel . Um personal favourite.

8. Irma La Douce (1963)
De novo o par Shirley MacLaine /Jack Lemmon. 'Reparem na imensa lógica que faz começar este filme na rua das putas e acabar numa igreja', advertiu-nos João Bénard da Costa.

9. Os amigos da onça (Buddy Buddy, 1981)
A despedida do mestre, em 1981, com 75 anos, será também a última reunião da grande dupla de buddies, Jack Lemmon e Walter Mathau.

10. Amor à italiana (Avanti!, 1972)
"Happiness is working with Jack Lemmon", disse um dia Wilder. E vê-lo em acção. Again and again.

9 comments:

O Narrador Subjectivo said...

The Apartment, Some Like It Hot e The Lost Weekend no topo para mim. E são óptimas razões para se viver :)

Unknown said...

"Thank heaven for Mr.Billy Wilder", como disseram no Times à quase 40 anos :)

João Palhares said...

Falta o Ace in The Hole! :) E só o digo porque é capaz de ser o meu filme preferido dele. O segundo é o Love in the Afternoon, que também não está aqui..

O The Apartment é uma coisa estrondosa, funciona a tantos níveis..

Unknown said...

Possa, vocês apanham as minhas falhas todas!

(dá gosto ter leitores assim.)

O 'Ace in the hole' é, provavelmente, vítima da minha má memória: vi-o à imensos anos e lembro-me mal. De resto, exceptuando o 'Mauvaise Graine', penso que os únicos Wilders que não vi foram precisamente o 'Lost weekend' e o 'Love in the afternoon', de que nem me lembrava que existia...

Não passam deste mês!

João Palhares said...

:)

MCS said...

Bily the greatest!

Há um outro filme-noir que é precisamente o "The Lost Weekend". E acrescentaria a essa lista para além do referido "Ace in the Hole": "The major and the minor", "The front page" e "The fortune cookie".
Qualquer um destes, na minha opinião, é melhor do que o "Buddy Buddy". E o "Avanti" é simplesmente demasiado maravilhoso! para ficar em 10.º Mas isto de listas já sabemos, cada um tem a sua :-)

MCS said...

errata: Billy e film noir.

Unknown said...

O meu problema com o 'The major and the minor' é a Ginger Rogers com 30 anos a fazer-se passar por 12... É 'suspension of disbelief' a mais para mim!

Quanto aos outros... só podia pôr 10! :)

Unknown said...

PS: Mas gosto bastante de ver outras opiniões. Vou rever o 'Ace in the Hole', que tenho muito esquecido e parece ser um favorido aqui dos leitores.