Recent Posts

28.11.11

Um método perigoso


'Um método perigoso' trata da relação entre Jung e a sua paciente e mais tarde amante Sabina Spielrein, tendo como pano de fundo a sombra tutelar de Freud, mestre de Jung antes de este 'matar o pai' e seguir o seu próprio caminho.

Baseado numa peça de Christopher Hampton este é consequentemente um filme de diálogos e actores e boa parte do destaque tem que ir para estes, nomeadamente para Keira Knightley, que resiste bravamente ao overacting não obstante interpretar uma neurótica com histeria.

E David Cronenberg também nos dá a sua própria lição, de como filmar um 'biopic histórico' sem cair no academismo: jamais conseguiria parir uma enfanhodice à 'Discurso do Rei'.

'Um método perigoso' está longe de ser o mais cronenbergiano dos seus filmes, mas não é de forma alguma o Cronenberg 'de prestígio' a que alguns o quiseram reduzir. Não exercerá o fascínio de outros filmes do realizador canadiano, nomeadamente da sua recente dupla dobre a violência, mas é facilmente um dos melhores filmes estreados por cá este ano.

A Dangerous Method, Canadá/Alemanha/Grã-Bretanha/Suíça, 2011. Realização: David Cronenberg. Com: Viggo Mortensen, Keira Knightley, Michael Fassbender, Vincent Cassel, Sarah Gadon.

0 comments: