Recent Posts

14.12.11

Estado das coisas


Vejo nas labels aqui do lado esquerdo (e também é para isso que serve este blog, para me servir um pouco de memória) que em 2007 assisti a 89 estreias em sala e no ano seguinte a 85. Este ano, até à data, não passei dos 33 filmes. Por razões várias, a menor das quais não será o meu progressivo desinteresse pelo que vai estreando, cada vez menos me desloco às salas de cinema (na quantidade de filmes que vejo em casa a decadência é menos acentuada, mas já dou por mim a rever muita coisa).

Conclusão: como é habitual desde que abri o blog (ver sidebar novamente s.f.f.), estava a tentar fazer o meu top 10 anual e, pura e simplesmente, não consigo. Não vi 10 filmes que considere dignos de constar num top destes. Nem 5. Para agravar a coisa confirmo que nem vi a maioria dos que certamente constarão das listas dos críticos especializados (como nesta de Luis Miguel Oliveira).

De modo que ou me ponho a ver potenciais candidatos de empreitada (a maioria necessariamente num écran de TV, o que não é a mesma coisa), para o que não tenho lá muita paciência (mas pelo menos o Hellman tenho que ver; e o Van Sant, se sair de Lisboa e estrear pelo menos no Porto) ou este ano lá se vai o top. Mas enfim, tentando que a tradição ainda seja o que era, vamos ver se pelo menos um top 5 eu consigo cozinhar, até porque me cheira que os poucos filmes de que gostei muito não vão aparecer em muitos tops por aí.

6 comments:

André Moura e Cunha said...

Pois. Somos dois. Ainda não fiz a minha habitual estatística, mas já os contei por alto, acho que vi pouco mais de 4 dezenas de filmes estreados em sala em 2011. Não vi e já nem vou ver o Hellman ou o Van Sant este ano. Eles não vêm para cá. Nem sequer para o T. Campo Alegre. Ficou para o apreciador da Capital do Império.
Porém, já tenho um top 10 mais ou menos perfilado, assim como o bottom 10.
Estou curioso pelas tuas escolhas. As minhas sairão depois das estreias da penúltima semana do mês (as de 22/12).
Um abraço,
André

Unknown said...

Acho que as nossas listas este ano vão divergir um bom bocado, he he.

Eu estava com esperança que o Van Sant ainda fosse para o Campo Alegre este ano...

LauKinMing said...

Achei o teu texto muito interessante e pertinente.

Pelas minhas contas vou em 125 filmes vistos este ano, e, mesmo que nao assistisse a mais nenhum ate ao final do ano ja dava uma boa media de quase um a cada 3 dias.

Partilho o teu sentimento de "progressivo desinteresse pelo que vai estreando". Olho para as estreias a cada semana e dou por mim sistematicamente a pensar "tanta parra e tao pouca uva". Dos que vi este ano uns 70% devem ser filmes anteriores a 2009. Ainda nao cheguei ao ponto de começar a rever com assiduidade mas tenho a impressao que e para ai que caminho.

Ate la, tenho aqui uma lista bem grande de filmes "antigos" para descobrir :)

Feliz Natal!

Unknown said...

Eu terei visto uns oitenta e tal...

abraço

O Narrador Subjectivo said...

O cinema é caríssimo, é terrível. Acho que ainda foste ver mais filmes do que eu...

Cumprimentos

Unknown said...

Se uma pessoa pensar que ao ver menos 50 filmes que o habitual poupou quase 300€ é assustador, de facto...