Recent Posts

28.2.06

Fantasporto - Simpathy for Lady Vengeance



'Simpathy for Lady Vengeance' é o último filme da trilogia sobre vingança do coreano Park Chan-wook, depois de 'Sympathy for Mr. Vengeance' (penso que ainda inédito entre nós) e 'Oldboy', uma das surpresas da passada temporada cinematográfica. Os meus sentimentos em relação a este filme foram-se alterando durante o seu visionamento. Inicialmente, a sua exuberante fotografia e a imponente banda sonora fizeram-me pensar em Wong Kar-Wai (e este, apesar do seu universo ser completamente diferente, parece-me uma influência incontornável do cineasta coreano); depois, pareceu-me que era Park Chan-wook a imitar Park Chan-wook, uma história de vingança a milhas da do seu filme anterior; mas, finalmente, quando chegou a hora da vingança propriamente dita, aquela pela qual o espectador de 'Oldboy' ansiava, aí sim, já me pareceu estar presente perante um filme de Park Chan-wook! Não sendo a vingança tão elaborada nem original como em 'Oldboy' (é mesmo uma variação sofisticada de um tema de... Agatha Christie!), é ainda assim surpreendente e fascina o espectador. Com a diferença de esta vez o realizador nos pôr a rir. Não com cenas disparatadas, mas com planos de tortura, com modos de assassinato! Park Chan-wook a rir-de de Park Chan-wook? Provavelmente. O que se perdeu em concisão e surpresa relativamente a 'Oldboy', ganhou-se em elaboração formal a todos os níveis neste 'Simpathy for Lady Vengeance'. Não obstante, eu continuo a preferir o primeiro.
De qualquer modo, e se dúvidas ainda existissem, aqui está mais um evidência de que o mais insólito cinema da actualidade vem da Ásia, quer seja do japonês Takeshi Miike ou do Coreano Park Chan-wook. Aliás tenho pena de não ter assistido também aqui no Fantas ao filme em 3 episódios 'Three...extremes', que junta precisamente estes dois realizadores e o chinês Fruit Chan, sobre o tema da crueldade...
Chinjeolhan geumjassi, Coreia do Sul, 2005. Realização: Park Chan-wook. Com: Choi Min-sik, Yeong-ae Lee, Song Kang-ho, Shin Ha-kyun, Bae Du-n.

2 comments:

Unknown said...

Huumm.. eu não quero dizer qual é o livro de Agatha Christie para não estragar a surpresa a quem não viu o filme, e não sei se estamos a pensar no mesmo, mas olha que 'vingança' é mesmo muito parecida!

Unknown said...

Sim, apenas a ideia geral é a mesma, tudo o resto é bastante diferente:)