Recent Posts

2.3.06

Capote



A minha motivação para ir ver um ‘biopic’ depende muito do meu interesse pelo biografado. Sendo que o género tem dados algum dos maiores pastelões da história de Hollywood, só muito dificilmente sairei de casa para assistir a um. Neste caso abri uma excepção precisamente por o filme ser sobre quem é: Truman Capote. Acho ‘A sangue frio’ um excelente livro e gostei muito de ‘Boneca de luxo’ ('Breakfast at Tiffany's'), filme de Blake Edwards com a bela Audrey Hepburn, baseado na novela homónima daquele escritor.
Em boa verdade, este filme do estreante Bennett Miller cobre apenas meia dúzia de anos da vida de Capote, os anos em que ele escreveu ‘A sangue frio', romance-documental sobre o assassinato de uma família inteira numa terreola do Kansas por dois ex-presidiários. O filme centra-se essencialmente no relacionamento de Capote, personagem sui generis, afectada, como modos de dandy e uma auto-confiança ilimitada, com um dos assassinos, por quem ficou fascinado, com quem se identificou devido à infância difícil que ambos tinham tido e ao seu lado ‘sensível’. Esta abordagem é bastante interessante, focando vários temas sem entrar pela psicologia barata: a atracção algo doentia de Capote por um assassino, mas também o seu calculismo (quando já tinha tudo o que precisava do seu ‘protegido’ desinteressa-se do seu destino) e a sua ambição: antes de tudo o mais queria escrever um grande livro e sabia que o conseguiria. Tudo o resto só lhe interessava desde que fosse útil para este objectivo.
Obviamente, 'Capote' é principalmente e antes de mais nada, um ataque do mais genial secundário do actual cinema Americano, Philip Seymour Hoffman, ao Óscar. Ao que parece (nunca vi ou ouvi filmagens de Truman Capote) este mimetiza até ao milímetro os tiques e a voz do escritor que interpreta e, de qualquer modo, compõe uma personagem absolutamente credível, transmitindo na perfeição o seu lado ‘bigger than life’. Papel para Óscar, sem sombra de dúvida, mas que terá um adversário de peso: Joaquim Phoenix…interpretando Johny Cash, no outro biopic do ano! Dia 5 se verá.
Capote, E.U.A., 2005. Realização: Bennett Miller; Com: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper.

3 comments:

Unknown said...

É verdade! 'To kill a mockingbird' é um excelente fime. Vou fazer um post sobre ele quando tiver tempo :)

atomo! said...

YES! o oscar já está nas mãos do homem que fez com que o resto da cerimónia não tivesse sido de facto nada relevante... para o ano há mais.

Spaceboy said...

O Philip Seymour Hoffman mereceu o Óscar, sem dúdivas.