Recent Posts

22.3.06

Boa Noite, e Boa Sorte



Este é o segundo filme do ano de George Clooney enquanto liberal empenhado. Em Syriana era produtor e actor, aqui é também argumentista e realizador.
‘Boa noite e boa sorte’ é um filme estranho, filmado a preto e branco, económico na duração, nas palavras, no cenário, apresentando-se como um falso documentário. Baseando-se em factos reais, o dia a dia da equipa do programa ‘See It Now’ de Edward R. Murrow, que se atreveu a enfrentar directamente o sinistro senador McCarthy em plena época de caça às bruxas, o filme encena um dispositivo bastante interessante: se Murrow e a sua equipa são, naturalmente, interpretados por actores, já o senador McCarthy é…ressuscitado através de imagens de arquivo! O facto de só o vermos na televisão, permite esta opção de George Clooney que reforça o lado pseudo-documental do filme, remetendo o espectador para uma twilight zone entre ficção e realidade. O filme está apenas interessado em mostrar a coragem e capacidade de resistência de um homem, e sendo assim dispensa tudo o que é acessório mostrando-nos apenas uma série de episódios, de momentos chave que interessam. Não há bem uma história com princípio meio e fim – aliás quando eu o fui ver, já ia o genérico final a meio e ainda ninguém se tinha levantado, os espectadores apanhados de surpresa por um final abrupto e aberto. O maior trunfo do filme – este lado de falso documentário (politico) – é também a sua maior limitação, sabendo o filme a pouco. De uma obra de ficção exige-se mais arrojo que de um documentário, acho eu. Ainda assim é um filme diferente, com pormenores magníficos (Murrow passa literalmente o tempo todo a fumar - hoje em dia talvez não lhe fosse tão arriscado atacar alguém poderoso, mas ser-lhe-ia impossível sequer acender um cigarro no estúdio - venenosa farpa de Clooney) e com um fantástico elenco, que revela aos que andávamos distraídos, um grande actor: David Strathairn que desempenha discreta mas espantosamente o papel de Murrow. Se outros motivos não houvesse (e há), só por ele o filme já valia a pena.
Good Night, and Good Luck, E.U.A., 2005. Realização: George Clooney. Com: David Strathairn, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Ray Wise, Frank Langella, Jeff Daniels, George Clooney.

2 comments:

o terceiro homem said...

Percebo o "sabendo o filme a pouco", mas no geral gostei muito. Sobretudo dos actores. Já agora: também tenho o DVD de "A melhor Juventude" para ver. Mas são precisos 350 minutos disponíveis.

Unknown said...

É verdade...eu já vi os primeiros 180 minutos em 2 sessões! Como inicialmente foi feito para televisão (embora não pareça) penso que ver em 'episódios' não foge ao seu espirito...