Recent Posts

14.9.07

Mala Noche



'Mala Noche' data de 1985 e é a primeira longa-metragem de Gus Van Sant. É o relato simultâneamente realista e poético de uma paixão e também de um ambiente, físico e emocional. A paixão é de Walt por Johnny, um adolescente mexicano, imigrante ilegal com ocupação vaga. Mas Johnny não lhe retribui a paixão, apenas vai flirtando com ele a espaços e Walt acaba por se envolver superficialmente com Pepper, outro rapaz mexicano, amigo de Johnny, também ele relutante em assumir a sua homossexualidade, contráriamente a Walt. O ambiente é o da Portland natal de Van Sant, por entre hotéis rascas, lojas de conveniência, ruas dos subúrbios, filmados num muito belo preto e branco.
Walt apaixona-se pela juventude daquele rapaz que mal sabe falar inglês, pela sua beleza, pela sua liberdade, pelo seu modo errante de vida, se calhar até pela sua recusa em se deixar cativar por ele. Há algo de carnal, visceral e ao mesmo tempo platónico, sonhador.
A câmara vai acompanhando o dia-a-dia dos três jovens, vagueando entre a loja onde Walt trabalha, o seu pequeno apartamento, um ocasional passeio de carro ao campo. Por vezes faz lembrar algum Cassavetes, mas um inusitado plano do céu, duma paisagem, duma face, anunciam o gosto de Van Sant por introduzir vagos elementos etéreos nas suas esparsas narrativas.
Este não é daqueles primeiros filmes em que se diz que já se entrevê um grande cineasta, ou que é um prelúdio daquilo que ele refinará mais tarde. Não. 'Mala Noche' é já, per si, um grande filme e suficiente para Van Sant marcar o seu lugar no cinema americano. Eu prefiro-o mesmo, com os seus parcos recursos, com a sua veia artesanal, ao elogiadíssimo 'Elephant' ou ao hipnótico 'Last Days'. E assim, um filme de há 22 anos, é uma das principais estreias nas salas portuguesas em 2007.
Mala Noche, E.U.A., 1985. Realização: Gus Van Sant. Com: Tim Streeter, Doug Cooeyate, Ray Monge, Nyla McCarthy.

2 comments:

C. said...

Dos poucos filmes que não vi de Gus van Sant! Ainda bem que agora tenho possibilidade de o ver no cinema!

Unknown said...

Sim, execelente ideia a sua exibição - o filme vale mesmo a pena.