Recent Posts

11.10.07

O reino


Jennifer Garner: uma interpretação histérica a ajudar à festa.

Depois de um genérico em que temos direito a uma lição de história condensada, não se vá dar o caso dos teenagers a quem estes filmes são destinados nem sequer saberem o que raio é a Arábia Saudita, entramos então na coisa propriamente dita: um grupo de elite do FBI desloca-se ao país dos príncipes milionários (aparentemente são mais de 5.000), à revelia do governo e congresso, para vingar a morte de um seu colega morto num atentado suicida.
Aqui o realizador Peter Berg depara-se com um problema: não sabe muito bem o que fazer com o material que tem em mãos. Durante uma hora e pico aborrece-nos com uma 'investigação' carregada de clichés (claro que do grupo do FBI faz parte uma mulher, claro que depois de causar alguns embaraços aos locais tem um papel importante, etc.) e paternalismo (o agente árabe mais 'inteligente' rapidamente começa a aprender com os americanos e se alia a eles, etc.). Até que às tantas se lembra que se calhar é melhor meter lá alguma acção por causa das bilheteiras, e resolve enfiar-nos uma carnificina digna do Rambo durante uma boa meia hora. Para rematar, para a cereja em cima do bolo, temos direito ao final mais previsível, banal e lamechas de que me lembro. É de fugir.
The Kingdom, E.U.A., 2007. Realização: Peter Berg. Com: Jamie Foxx, Jennifer Garner, Chris Cooper, Jeremy Piven, Jason Bateman, Ali Suliman, Ashraf Bar.

0 comments: