Recent Posts

13.12.09

Topmania

O meu dicionário define década como 'série de dez anos', pelo que não será descabido chamar filmes da década aos do período 2000-2009 - embora pelo sentido mais corrente, em que houve a primeira década (ano 1 a 10), a segunda, e por aí adiante, o período a que chamaríamos década devesse ser 2001-2010. Pormenores. Vou então aderir à moda dos balanços da década e postar aqui os meus "10 filmes da década", ou seja os meus 10 filmes destes últimos 10 anos.

Depois, como sempre, postarei os meus 10 filmes do ano.

Finalmente, ando também a preparar um post com os meus 10 filmes de terror preferidos de sempre.

Em suma, reactivar a topmania é um dos grandes objectivos aqui do tasco neste final de ano.

3 comments:

André Moura e Cunha said...

Meu caro HM,
É por essa razão que não vou aderir ao balanço da década nas 3 áreas de minha eleição: Música, Cinema e Literatura.
A 1.ª década do 3.º milénio termina a 31 de Dezembro de 2010, precisamente.
Gastei o meu o latim, quase sem efeitos práticos na viragem do milénio. Lembro-me que o Sporting se anunciou como o 1.º campeão de futebol do 3.º milénio, foram campeões em 1999/2000 (após 18 anos de jejum). Mas, na verdade, o 1.º campeão do 3.º milénio foi o Boavista (época 2000/2001).
Depois, também há uma preguiça para recuar 10 anos e verificar nas 3 áreas quais foram os melhores da década. Se já blogasse desde o início da suposta década seria mais fácil: o famoso "copy & paste".
Em termos cinematográficos, vou fazer uma lista da quantidade industrial de filmes horrendos, de 5.ª categoria, que tinham pretensão ao Olimpo. Este ano, após as estreias dos filmes dos Óscares, foi de chorar.
Abraço,
André

Anonymous said...

Mais um gajo que devia estar internado junto com o arquitecto.

Unknown said...

Caro André,
Uma vez que nenhum filme de 2000 entrará no meu top, a não ser que para o ano veja um que destrone algum dos 10, vai dar ao mesmo ser 2000-2009 ou 2001-2010:)
Aí há tempos tinha desistido de fazer este top precisamente por já não me lembrar dos meus preferidos pré-2003, quando comecei a tomar notas, mas enfim, estou convencido que os que me marcaram até hoje e ficaram na minha memória é porque são esses. Se me esqueci de algum, é porque nunca mais o revi e não merece estar no top. Por outro lado teria que os rever todos agora para fazer a verdadeira lista, enfim, estes exercícios são pura diversão, não há da minha parte qualquer pretensão a escolher os 'melhores' da década, algo de que seria incapaz dadas as enormes lacunas que sem dúvida terei.


Um abraço.