Recent Posts

25.1.10

Nas nuvens
















'Nas nuvens' tem um lado de critica ao capitalismo, um lado de comédia romântica e um lado de parábola sobre - não é bem sobre a solidão, como eu ia dizer - sobre ser-se avesso a compromissos, talvez.

Enquanto 'lado Michael Moore' safa-se bastante bem, mostrando com humor e eficácia o lado cego e inumano do Capitalismo (nomeadamente o made in USA), embora a personagem de Anna Kendrick não seja inteiramente credível (nunca percebemos bem como é que aquela rapariga voluntariosa mas ingénua convenceu tão depressa o patrão a seguir as suas ideias). Enquanto comédia romântica consegue o principal - dar-nos um par cuja química funciona (Vera Farmiga é fantástica e é bom Hollywood achar que uma mulher de 36 anos pode ser bonita). Quanto à tal questão dos compromissos, enfim, como o dizer, o filme é bastante reaccionário. A moral é mais ou menos: só é feliz quem tiver 1) um marido (ou mulher); 2) meia dúzia de filhos; 3) um cão. Mesmo a fuga ao happy end, que já vi elogiada, não é mais do que levar isto às últimas consequências: quem tanto desprezou a santa instituição da família (Ámen), não terá direito a ela mesmo depois de ver a Luz e de se arrepender.


Claro que ao mesmo tempo há um evidente lado irónico nisto tudo: o de ser George Clooney, o playboy e solteirão mais cobiçado de Hollywood, a representar o papel do solteirão e executivo de sucesso Ryan Bingham, que só se excita com milhas aéreas e cartões dourados, até que um dia vê uma vida solitária à sua frente. Mas não é de crer que Clooney tenha visto Bingham como o seu Fantasma dos Natais Futuros.
 
Up in the Air, E.U.A., 2009. Realização: Jason Reitman. Com: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Amy Morton, Melanie Lynskey, J.K. Simmons.

0 comments: