Recent Posts

22.1.10

Top 15 Filmes de Terror - 1º

1.
Os olhos sem rosto
Les Yeux sans visage, Georges Franju, 1959

Geralmente o 'filme de terror' não é um género que associemos ao cinema francês. Mas não é por qualquer tipo de provocação que ponho em primeiro lugar este filme realizado pelo co-fundador da Cinemateca Francesa, Georges Franju. 'Os olhos sem rosto' é uma obra-prima única no género.

O argumento, inspirado nos filmes 'série Z' dos anos 30 e 40, é uma requintada variante do clássico cientista louco, que neste caso pretende transplantar o rosto de uma jovem na sua filha, desfigurada num acidente. A novidade é o tom poético e extremamente cuidado com que esta história de horrores é tratada, para o que muito contribui a extraordinária fotografia do mestre Eugen Schufftan (que ganhou o Oscar de melhor fotografia com 'The Hustler' e fotografou também 'Metropolis' de Lang e 'Napoleon' de Gance, além de filmes de Max Ophüls e Pabst, por exemplo).

Esta brilhante fusão de 'low' e 'high art' - que um crítico sintetizou como parecendo 'Jean Cocteau a filmar Edgar A.Poe' - foi, tal como os seus contemporâneos 'Psycho' e 'Peeping Tom', muito criticada à altura pelo seu conteúdo, mas também aqui o tempo se encarregaria da sua reabilitação. Há mesmo quem tenha lido este filme como uma espécie de 'actualização' do Dr.Mabuse, depois de serem conhecidos todos os horrores do Nazismo que aquele prenunciara. E é bem visto.

5º ao 2º
10º ao 6º
15º a 11º

0 comments: