Recent Posts

20.1.10

Top Filmes de Terror - 10º ao 6º

10.
A Descida
The Descent, Neil Marshall, 2005


Citando-me a mim próprio: "O realizador Neil Marshall aprendeu com os mestres que em situações de desespero, tanto ou mais que o inimigo externo, o maior adversário que se depara a um grupo é a tensão que se cria entre os seus elementos". É isso mesmo. Um grande filme de terror dentro do velho espírito série B, com um elenco totalmente feminino.
 
9.
A Pantera
Cat People, Jaques Tourneur, 1942


Realizado sem um único efeito especial, aqui tudo se baseia  em jogos de luz e sombra e no poder da sugestão. Será a bela Irena Dubrovna (Simone Simon) uma mulher-felina, ou apenas uma mulher recalcada na sua sexualidade, que tem medo de consumar o casamento? Tourneur prefere que seja a imaginação do espectador a decidir, em vez de explicitar a violência sexual latente, como faria Paul Schrader no seu remake sem sentido de 1982.

8.
A Vítima do medo
Peeping Tom, Michael Powell, 1960


Pessimamente recebido a quando da sua estreia, com críticas insultuosas e histéricas, este filme quase que acabou com a carreira de Powell, sendo apenas resgatado do esquecimento muitos anos mais tarde graças ao esforço de fãs como Martin Scorcese.
É ainda hoje um filme impressionante, sobre Marl Lewis, um assassino-documentarista, que mata mulheres enquanto as filma. Mark foi vítima na infância das experiências sádicas do seu pai psicanalista, e é inegável a simpatia que o realizador, apesar de tudo, sente por esta personagem complexa ( Powell, numa entrevista, chegou a compará-la ao transtornado assassino de M, de Lang).
E talvez esta identificação, que passa para o espectador, tenha sido o que tanto perturbou as almas sensíveis da altura.

7.
O sexto sentido
The Sixth Sense, M.Night Shyamalan, 1999


Pouco há a acrescentar sobre esta famosíssima primeira obra de Shyamalan, à altura com 29 anos de idade. Apenas dizer que esta história de fantasmas foi a que mais hesitei em incluir no género 'filme de terror'. Mas depois achei que não só fazia sentido, como até seria dos mais arrepiantes filmes deste top.

6.
Carrie
Carrie, Brian de Palma, 1976


O crítico Adrian Martin definiu 'Carrie' como 'um operático melodrama de terror que mistura família gótica, fenómenos sobrenaturais e filme de teens'.
A obra de Stephen King tem dado origem a excelentes adaptações cinematográficas ('The Shining', 'Christine', 'Misery',...) e esta é das mais poderosas, muito por graça do talento do seu realizador (aquela sequência do baile...), um fã de Hitchcock que entraria com este filme para a primeira divisão do cinema americano, e, claro, da sua fabulosa actriz. Voltando a Martin: 'Sissy Spaceck é assombrosa no papel principal. O seu rosto e corpo contorcem-se como um efeito especial vivo para exprimir as insuportáveis contradições da experiência de Carrie; veja-se a alarmante mutação da jovem esquecida no baile em Rainha da Morte'.

2 comments:

Miguel Domingues said...

Tudo belos filmes. Estou curioso para ver se Martyrs, o melhor filme de terror da década passada (na minha opinião) fará parte da lista.

Abraço

Unknown said...

Posso-te já dizer que não, pelo simples facto... de que nunca o vi.

Mas depois dessa opinião, tenho que o ver.

Abraço.