Recent Posts

14.1.06

A descida



Um grupo de amigas amantes de desportos radicais resolve explorar um conjunto de grutas. Uma vez lá dentro, rapidamente se apercebem que estão perdidas e não conseguem encontrar a saída. Não demora muito tempo para também perceberem que não estão sozinhas…
Como se vê, o ponto de partida é clássico e não deve nada à originalidade. No entanto, o realizador Neil Marshall aprendeu com os mestres que nestas situações de desespero, tanto ou mais que o inimigo externo, o maior adversário que se depara a um grupo é a tensão que se cria entre os seus elementos. O stress extremo não aguça apenas o instinto e sentido de sobrevivência destas amigas: também desperta as suas rivalidades, os mal entendidos por resolver, os ressentimentos reprimidos. E é por aqui que o filme nos agarra, mostrando-nos pacientemente o deteriorar das relações dento do grupo, com os pequenos egoísmos de cada uma e a infinita mesquinhez e desconfiança dos seres humanos a vir cada vez mais ao de cima, delapidando assim de vez as poucas chances de sobrevivência que tinham à partida. Mas não se depreenda daqui que estamos perante um exercício 'intelectual' ou contemplativo. Nada disso! O filme tem cenas verdadeiramente arrepiantes, lutas e perseguições ferozes (e relembremos que os protagonistas são todos mulheres!) , um ambiente claustrofobico por vezes quase insuportável e mais sangue que todos os filmes de Peter Jackson pré-‘Senhor dos Anéis’ juntos! Todos os condimentos de um bom filme de terror série B estão lá, sendo assim ainda maior o seu mérito por se demarcar claramente acima desta categoria. Não sendo eu um grande amante ou conhecedor do género, posso no entanto assegurar que este é o melhor filme de terror que vi em anos.
The Descent, Grã-Bretanha, 2005. Realização: Neil Marshall. Com: Shauna Macdonald, Natalie Mendoza, Alex Reid, Nora-Jane Noone, MyAnna Buring, Saskia Mulder.

3 comments:

Sunday Morning said...

Fui ver o filme hoje depois de ler a tua critica.
Fiquei supreendida não estava a espera, realmente é um dos melhores filmes terror

Unknown said...

Quem diria, não é?

insaen said...

Sim senhor, geralmente não escolho fimes de terror para elogiar, a não ser a saga Evil Dead mas este descent é realmente bom(para um filme de terror).