Recent Posts

3.3.10

O mensageiro


O Capitão Tony Stone (Woody Harrelson) e o Sargento Will Montgomery (Ben Foster, o Russel de ‘Sete Palmos de Terra', para quem se lembra), têm uma das missões mais ingratas do exército americano: anunciar pessoalmente, ao familiar mais próximo, que um soldado morreu ‘em combate’.

O experiente Stone estabeleceu uma série de regras rígidas, que tenta incutir ao mais novo: não usar eufemismos, dar a notícia apenas ao tal familiar e vir embora sem tocar em ninguém, não esperar pelas pessoas – se não estão volta-se depois, etc. No fundo, são defesas, que a experiência lhe ensinou tornarem a tarefa um pouco mais fácil. Stone anda nos AA e criou uma pose dura que o ajuda a manter-se à tona.

Montgomery é mais novo, mais flexível, ainda não criou a carapaça impenetrável de Stone e não tem problemas em chocar com este quebrando algumas destas regras. Mas algo mais profundo o une ao seu superior: também ele anda perdido na pátria depois da sua comissão no Médio Oriente (onde sofreu mais que Stone) . A namorada de antes da guerra vai casar com outro (e o brinde que Will faz aos noivos é um ponto alto de cinismo desesperado), ele não se esqueceu dos companheiros mortos no Iraque, e não sabe o que fazer da vida.

Mas vê alguma luz ao fundo do túnel na pessoa de uma viúva a quem teve que dar a fatal notícia. Ao contrário de Stone, que tem a vida lixada e inextrincavelmente ligada ao Exército, ele ainda tem alguma esperança num futuro diferente.

Harrelson e Foster, dois excelentes actores, transmitem uma secura lacónica às suas personagens, tendo suporte na realização sem ponta de lamechice, mas não fria, do argumentista (de 'I'm Not There', por exemplo) Oren Moverman, que se estreia aqui atrás da câmara, e na sombria fotografia de Bobby Bukowski.

Um bom e sólido filme sobre as sequelas da guerra, que depois de ter ganho o Urso de Prata para o melhor argumento na Berlinale do ano passado, estreia agora por cá possívelmente por estar nomeado para dois Óscares (melhor argumento e melhor actor secundário - Woody Harrelson).

The Messenger, E.U.A., 2009. Realização: Oren Moverman. Com: Woody Harrelson, Ben Foster, Jena Malone, Eamonn Walker, Samantha Morton, Steve Buscemi.

0 comments: