Recent Posts

29.6.11

100 filmes para acabar de ver filmes (98)


Mais um filme com a palavra “About” no título. "Eva" tem a particularidade de ter tido duas nomeações para o Oscar de melhor actriz principal e duas para o de melhor actriz secundária, num total de 14 nomeações que foram apenas igualadas por "Titanic" em 1997. Mistura uma pitada de novela mexicana de upper class - mas com diálogos afiados e muito bem escritos - com mais uma variação do tema da criatura que supera o seu criador – aliás a cara de acidente e fuga de Bette Davis remete imediatamente para Frankenstein, embora seja mais arrepiante - quem nunca a viu em "What Ever Happened to Baby Jane" que atire a primeira pedra.
Para a história fica um pequeno papel secundário de uma loira de inteligência limitada que tenta usar os seus encantos naturais para conseguir um lugar ao sol no mundo do Teatro. Chamava-se Marylin Monroe.

All About Eve, E.U.A., 1950. Realização: Joseph L. Mankiewicz. Com: Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders .

4 comments:

O Puto said...

É um dos meus filmes favoritos.

O Puto said...

Em tempos deu um biopic sobre a Marilyn Monroe na TV ("Norma Jean & Marilyn") em que se retratava uma cena de bastidor entre a protagonista e a Bette Davis, onde a primeira era desprezada pela segunda.

Unknown said...

Mas a Bette Davis detestava era a Joan Crawford, de quem disse "She has slept with every male star at MGM except Lassie"

O Puto said...

Fiquei agora a saber que a Lassie era um cão, não uma cadela.