Recent Posts

12.3.12

Westerns - Top 10

Quem me lê sabe que eu sou viciado em listas - e faze-las é uma mania comum a quase todos os cinéfilos. Assim sendo, não podia faltar aqui uma lista de um género que nasceu praticamente com o próprio cinema e é o meu preferido.

1.
O homem que matou Liberty Valance
The man who shot Liberty Valance,  John Ford (1962)
O  rude cowboy Tom Doniphon (John Wayne) perde a cidade e  a mulher que ama para o idealista advogado Ramsom Stoddard (James Stewart). O nostálgico adeus ao Velho Oeste de John Ford é um dos meus dois ou três filmes favoritos em qualquer género.

2.
Rio Bravo
Rio Bravo, Howard Hawks (1959)
Um xerife (John Wayne) tem que defender a prisão de um grupo de bandidos a soldo do senhor da cidade, contando apenas com a ajuda de um bêbado (Dean Martin), um velho (Walter Brennan) e um rapaz (Ricky Nelson).  Western clássico entre os clássicos, cujo tema daria origem a inúmeras variantes (como o excelente 'Assalto à 13ª esquadra', de Carpenter) também pode ser visto como um filme sobre a redenção de um homem (Martin, só aparentemente uma personagem secundária).
O crítico Robin Wood disse que se tivesse que escolher um filme que justificasse  a existência da Hollywood clássica, esse filme seria Rio Bravo.

3.
A desaparecida
The Searchers, John Ford (1956)
John Wayne persegue durante anos um bando de índios que massacrou a família do irmão e raptou a sua sobrinha (Natalie Wood). Quando finalmente a encontra, ela já é uma squaw, e ele hesita entre matá-la ou levá-la de volta.
Nunca Monument Valley foi tão belo e nunca Wayne foi tão violento como nesta obra-prima do cinema, que Godard não hesitou em comparar a Homero.

4.
Imperdoável
Unforgiven, Clint Eastwood (1992)
Ao 16º filme atrás da câmara, Clint Eastwood recebe a consagração dos seus pares (Óscar para melhor filme e melhor realizador), ao desconstruir o seu próprio mito. A vaga dos westerns 'revisionistas' começou ainda nos anos 50, mas é aqui que atinge o seu ponto mais alto.

5.
Duelo ao Sol
Duel in the Sun, King Vidor (1946)
Scorsese começa o magnífico 'Uma viagem pelo cinema americano' a falar deste filme, que viu com a sua mãe quando tinha 4 anos e que o fascinou até hoje. Foi assinado por um dos grandes pioneiros de Hollywood, King Vidor, mas era um projecto pessoal do produtor, David O. Selznick, que se fartou de interferir até ao ponto de Vidor bater com a porta (e o filme passou, em maior ou menor grau,  pelas mãos de cinco outros realizadores, incluindo William Dieterle e Joseph Von Sternberg).
Melodramático, de forte pendor erótico e filmado em exuberante Technicolor, foi a tentativa de Selznick repetir o êxito de 'E tudo o vento levou' agora com Jennifer Jones, isto é, a futura Mrs.Selznick.

6.
Johnny Guitar
Johnny Guitar, Nicholas Ray (1954)
Não há cinéfilo português que não conheça a lenda de João Bénard da Costa à volta deste filme, o filme da sua vida, que segundo o próprio viu 68 vezes entre 1957 e 1988. (e, se não me falham as contas, um dos 3 westerns que programou para o ciclo 'Como o cinema era belo', 50 filmes para comemorar 50 anos da Gulbenkian). Quem já o viu, não esquece um dos diálogos mais memoráveis da história do cinema.

7.
Emboscada Fatal
Comanche Station, Budd Boeticher (1960)
Sétimo e último western protagonizado por Randolph Scott sob direcção de Budd Boeticher, um antigo toureiro convertido em grande realizador de westerns série B.
Aqui Scott é um antigo oficial, um solitário que passa a vida em território Comanche resgatando mulheres raptadas pelos índios, em troca de bens. A sua persona lacónica e desencantada esconde a esperança de encontrar a sua própria mulher, raptada 10 anos antes.
Um belíssimo filme, enésima prova que em cinema os orçamentos têm pouco a ver com o resultado final.

 8.
Os abutres têm fome
Two mules for sister Sarah, Don Siegel (1970)

Sem dúvida o filme mais divertido desta lista, juntando uma dupla mais que improvável: Shirley MacLaine e Clint Eastwood. O argumento é de Budd Boeticher, muito longe do ambiente dos seus próprios  filmes, e está também nos antípodas do que se esperaria de um filme de Don Siegel. Eu  quando o vi lembrei-me de... Billy Wilder (que nunca filmou um western)!

9.
O mercenário
A Bullet for the General /El Chucho, quién sabe?, Damiano Damiani (1966)
Obviamente a ausência mais notória deste top é Sergio Leone, mas o pai do western spaghetti é um realizador que eu admiro mas não amo. Devo ser caso único à face da terra, mas a verdade é que prefiro os western zapata, em que bandos de revolucionários/salteadores espalham o terror pela paisagem Mexicana. Este, assinado por Damiano Damiani, com Gian Maria Volonté, Klaus Kinski e Lou Castel, é uma verdadeira pérola desse subgénero de subgénero.

10.
Esporas de aço
The Naked Spur, Anthony Mann (1953)
James Stewart persegue um conterrâneo, procurado por assassinato (grande papel de Robert Ryan), para com o dinheiro da recompensa recuperar o rancho que perdeu por causa de uma mulher. Mas vai ter que escolher entre recomeçar com dinheiro ou com recomeçar com outra mulher (Janet Leigh).
Todo filmado em exteriores, sendo a paisagem uma personagem por direito próprio, Esporas de Aço é  o meu preferido dos famosos westerns que Super Mann filmou com Jimmy Stewart nos anos 50.

10 comments:

O Narrador Subjectivo said...

The Ox-Bow Incident é o meu número um :) Quanto à tua lista, o The Searchers é mesmo o meu Ford preferido, mas admito que The Man Who Shot Liberty Valance é um grande filme. Cumprimentos.

http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

Ricardo Gross said...

Peço desculpa por intrometer uma série televisiva no meio de tão grandes filmes, mas ao longo de JUSTIFIED é frequente vermos o cartaz do TOMBSTONE nos escritórios da Judiciária local (U.S. Marshals Service). E no último episódio quando os eventos parecem encaminhar-se para um confronto de tipo GUNFIGHT AT O.K. CORRAL, eles fazem um desvio para uma situação à RIO BRAVO. Tudo isto para reforçar que o Western é uma inesgotável herança.

Unknown said...

Tenho ideia que vi o The The Ox-Bow Incident há muitos anos na TV... Vou revê-lo assim que possível.


abraço

Unknown said...

Como já disse aqui a minha cultura televisiva é abaixo de cão. Mas deixaste-me muito curioso acerca do JUSTIFIED.
E é verdade,se o western enquanto género está morto, a sua herança faz-se sentir a toda a hora.

Luís A. said...

The searchers, Unforgiven e Heaven's Gate:)

Unknown said...

O Heaven's Gate é muito bem lembrado. É outro a rever com urgência.

João Palhares said...

Adoro os três primeiros, são fenomenais. Não sei se gostas, mas eu gosto muito dos westerns do Tourneur e do Fuller (vêm-me o Stars in My Crown e o Run of the Arrow à cabeça quando penso nos melhores westerns). E do Mann, prefiro o Man of the West e o Bend of the River ao Naked Spur, mas é muitíssimo bom também. E sempre vi o Vampires do Carpenter com um western, o melhor western dos anos 90, hehe.

Unknown said...

Gosto, claro, o Wichita esteve quase a entrar. Essa dos Vampires está bem vista: por falar em 'westerns' dos anos 90 eu considerei o 'Lone Star' do John Sayles, mas depois resolvi não 'inventar' :)

Darci Fonseca said...

Olá, amigo Harry
Gostaria de ter sua permissão para publicar sua lista de Top-Ten Westerns no meu blog Westerncinemania. Já foram publicados 38 Top-Tens de seguidores do blog ou de pessoas conhecidas ligadas ao cinema. Sou brasileiro e pelos títulos dos westerns mencionados percebo que Duelo ao Sol é editado em Portugal. Estou certo?
Parabéns pelo excelente blog.
Um abraço do Darci Fonseca

Unknown said...

Olá,

Pode publicar à vontade. Obrigado pelo elogio.



Abraço.