Recent Posts

21.12.07

TOP 10 - 2007



1. Climas, de Nuri Bilge Ceylan - Como resumiu exemplarmente um crítico dos Cahiers du Cinéma: "Something I had never seen before: Antonioni through the prism of HD video".

2. Pecados íntimos, de Todd Field - O melhor filme americano do ano e a confirmação de um novo grande cineasta.

3. Death Proof, de Quentin Tarantino - Tarantino força a corda e expande o seu próprio universo ao ponto de este quase rebentar. E a partir de agora?

4. Paranoid Park, de Gus Van Sant - Outro realizador que segue imperturbavelmente o seu pessoalíssimo caminho. E a partir de agora?

5. Promessas perigosas, de David Cronemberg - Segundo capítulo da História da violência segundo D.C., depois da obra-prima inicial. Ficará por aqui?

6. Zodíaco, de David Fincher - Este asfixiante retrato de uma obsessão, que é também um inquietante relatório dos burocráticos processos judiciais, é o melhor filme de Fincher até hoje.

7. O bom pastor, de Robert de Niro - Matt Damon atravessando como um fantasma este original fresco sobre a criação da CIA, fica como uma das composições mais marcantes do ano. E 'O bom pastor' fica como o mais subestimado título de 2007.

8. 12:08 A Este de Bucareste, de Corneliu Porumboiu - Tomando como pretexto a libertação do bloco comunista, eis um retrato impiedoso da condição humana. Tudo isto com um sentido de humor à prova de bala. Viva a Nova Vaga Romena!

9. O Caimão, de Nanni Moretti - Chegou cá tarde e foi algo mal-amado, mas é um Moretti de primeira apanha. Enough said!

10. Luzes no crepúsculo, de Aki Kaurismäki - Um cinema em vias de extinção, melancólico, minimal, com um humor desesperado. Quem o irá continuar depois de Jarmush e Kaurismäki?

6 comments:

Anonymous said...

Não consegui apanhar o Climas no cinema... isso já anda disponível em clubes de vídeo?

Unknown said...

Que eu saiba não...:(

Gustavo Jesus said...

Gostei da tua selecção. Só acho o Little Children um bocado mais fraco, bem pior de certeza do que outros filmes de 2007 - como Control, por exemplo. De resto, d'accord.

(outracritica.blogspot.com)

Luís A. said...

concordo com a generalidade da lista. mas agora com o caimão....

Anonymous said...

Só para avisar que 'Climas' já está disponível por cá, cortesia da Atalanta, (infelizmente) numa edição desprovida de extras de relevo.

Unknown said...

Ok, uma boa noticia, ainda assim.