Recent Posts

5.2.07

Pecados íntimos



E mais uma vez o milagre repete-se: um realizador da área dos 'independentes' pega em meia dúzia de habitantes dum daqueles subúrbios com casas e jardins imaculados da classe média americana, e dá-nos um filme magnifico, alicerçado apenas num excelente argumento e num conjunto excepcional de actores.
Todd Field ao segundo filme como realizador já tem um domínio excepcional das regras dramáticas e cinematográficas, e partindo do dia a dia das suas personagens, das suas rotinas, do seu quotidiano, fala-nos daquilo de que estes filmes nos falam sempre: daquilo que está por trás da cobertura de chantili, daquilo que é mais profundo. Mostra-nos uma vez mais como as pessoas acabam por ser muitas vezes aquilo que não queriam ser, como a sociedade vai condicionando e orientando as nossas vidas mais do que aquilo que normalmente gostamos de admitir. Que a vida é toda feita de pequenas cedências, como nos diz uma personagem.
'Pecados íntimos' é um filme ora terno ora incómodo, ora sensual ora cómico, ora dramático ora sardónico; e deprimente, melancólico, inteligente; e sempre com uma atenção minuciosa às suas personagens, criando uma proximidade rara entre elas e nós, o público. É candidato a 3 Oscares - melhor argumento adaptado, melhor actor secundário (Jackie Earle Haley) e melhor actriz (Kate Winslet) - todos merecídissimos, mas provavelmente não vai ganhar nenhum. O mundo é injusto.
Little Children, E.U.A., 2006. Realização: Todd Field. Com: Kate Winslet, Patrick Wilson, Jennifer Connelly, Gregg Edelman, Jackie Earle Haley, Noah Emmerich, Phyllis Somerville.

3 comments:

C. said...

Gostei. Muito. Também fiquei interessada em ler o livro.

Unknown said...

Curiosamente eu também, o que é raro acontecer. Já o ando a ler.

gonn1000 said...

Filmaço. Assim começa bem este 2007...