Recent Posts

2.3.07

O bom pastor



Definitivamente, os actores quando passam para trás da câmara não gostam de fazer filmes vulgares. Fiquemo-nos por exemplos próximos e sem ir buscar Clint Eastwood: Todd Field, George Clooney, John Turturro. Todos eles realizaram filmes personalizados e alguns mesmo bastante idiossincráticos. Robert de Niro não é a excepção. 'O bom pastor', mais do que um fresco sobre a criação da CIA, uma saga sobre os jogos de espionagem dos primeiros tempos da guerra fria, um ensaio sobre a América branca e elitista - e é tudo isto - é um filme sobre um homem que percorreu a vida toda sem olhar para trás. Que tinha à frente dos seus olhos um objectivo - a que poderemos chamar servir a pátria - e que não permitiu que nada, mas mesmo nada o desviasse desse fito. Nem a família, nem os escrúpulos, nem a sua consciência.
Edward Wilson, assim se chama este homem (Matt Damon), atravessa a história como um fantasma que perturba o seu curso, mas a quem nada nem ninguém pode atingir - não admira assim que não envelheça e se mantenha inalterado durante 20 anos (escusado será dizer quão bem a habitual inexpressividade de Matt Damon se encaixa nesta personagem).
O plano final do filme, resume-o genialmente. Matt Damon vai-se afastando, vemo-lo de costas, um pouco curvado, com a habitual gabardina e chapéu cinzentos: a imagem perfeita do funcionário meticuloso, solitário e empenhado, caminhando para a próxima tarefa.

P.S.: Uma pena, a pouca atenção crítica que este excelente filme recebeu por cá: a acreditar nas tabelinhas das estrelas, só dois críticos do Público e um do DN se deram ao trabalho de o ir ver.
The Good Shepherd, E.U.A., 2006. Realização: Robert de Niro. Com: Matt Damon, Robert De Niro, Angelina Jolie, John Turturro, Alec Baldwin, William Hurt, Billy Crudup, Timothy Hutton, Joe Pesci.

3 comments:

filipelamas said...

Vou seguir o conselho!

Unknown said...

já valeu a pena o post, então :)

O Puto said...

Tambem gostei do filme. Bem melhor que os papéis que o De Niro tem interpretado ultimamente.