Recent Posts

5.3.07

Fantasporto - Vencedores

Sem surpresa, 'O labirinto do fauno' foi o vencedor do GRANDE PRÉMIO da edição deste ano do Fantasporto. É um bom filme (falaremos dele em post próprio), mas se um filme que está em exibição nas salas e até teve direito a 3 Óscares deveria estar na secção competitiva, isso é outra questão... Seja como for, a sua presença já deveria estar programada há muito e Guillermo del Toro até é um realizador da casa (já aqui venceu com 'Cronos').




A 17ª Semana dos Realizadores foi conquistada pelo filme galego 'Un Franco, 14 Pesetas', de Carlos Iglésias, o Prémio Especial do Júri foi para 'Histórias del Desencanto' de Alejandro Valle (filmes que não tive oportunidade de ver), tendo 'The Host' arrecadado o Prémio de Melhor Realização da Secção Oficial Cinema Fantástico.

Reflectindo a importância do cinema asiático no Fantasporto, há já uns anos que este tem direito a uma secção competitiva própria, denominada Orient Express.
O vencedor do Prémio Melhor Filme Orient Express , 'Isabella', tem o atractivo para nós de se passar em Macau, no último ano dos 400 de administração portuguesa do território. As autoridades estão empenhadas em fazer uma limpeza geral antes da passagem de testemunho para a China, e são instaurados vários processos a redes criminosas envolvendo polícias. O filme acompanha o dia-a-dia de um destes polícias, envolvido em crimes menores, que ocupa o seu tempo a beber Heinekens, a jogar, e a levar jovens prostitutas para o seu miserável apartamento. Um dia uma destas miúdas diz-lhe que é sua filha, e a sua vida leva uma volta, há uma espécie de redenção deste homem frio e amoral. Não se distinguindo especialmente pela sua originalidade, este quinto filme do chinês de Hong-Kong Ho-Cheung Pang conquista-nos no entanto facilmente pelo ambiente criado, com as suas cores quentes, a banda sonora envolvente, o ambiente geral de decadência e exotismo dum local tão distante mas onde temos a estranheza de ocasionalmente ouvirmos a nossa língua. Um bom filme, a que assenta bem um prémio destes.

O Prémio Especial da Secção foi para ‘The promise’, de Chen Caige. Membro proeminente da 5ª geração do cinema chinês (realizador de ‘Adeus minha concubina’), virou-se agora, tal como seu contemporâneo Zhang Ymou, para coisa mais superficiais, para os filmes de aventuras com artes marciais, exuberantemente coreografados e fotografados, género que se tem revelado um filão inesgotável desde que Ang Lee destapou a caixa com ‘O tigre e o dragão’. Mais do mesmo, em suma. O prémio terá sido mais devido ao nome do realizador do que ao filme em si.

Apesar de tudo, e mesmo com a ressalva já referida de não ter visto alguns dos premiados, parece-me um conjunto bastante equilibrado, porventura dos melhores dos últimos anos.

1 comments:

C. said...

Excelente Fantas! Vi imensos filmes e faço um balanço bem positivo :)