Recent Posts

9.7.07

Death Proof



'Death Proof' é um Tarantino em bruto. O que antes Tarantino polia, filtrava, sugeria, citava, recontextualizava, etc., etc., agora é lá posto e pronto. As piscadelas de olho cinéfilas não são piscadelas de olho, são verdadeiros encontrões: aos road movies série B, aos carros dos road movies série B, ao 'clássico' do género 'Vanishing Point' (citado umas 50 vezes), às cenas à road movie série B; os diálogos à Tarantino são verdadeiras maratonas para lá dos limites (talvez devido ao facto de o filme ter sido 'esticado', depois da sua autonomização do de Rodriguez - embora, diga-se, Tarantino, como Woody Allen, não saiba escrever um diálogo que não seja bom, mesmo quando é mais do mesmo), sendo que aí um terço do filme é uma longa conversa entre as heroínas, principalmente sobre a sua vida sexual.
Entendamo-nos: por muito que Tarantino pretenda imitar (mais que citar, e seria esta a principal diferença de atitude em relação aos seus filmes anteriores) os exploitation movies da sua adolescência, introduzindo inclusive cortes, arranhões, raccords mal feitos, etc., este filme é um Tarantino até ao miolo. Só que menos sofisticado. E certamente não faltará quem lhe torça o nariz, vendo apenas o realizador a parodiar-se a si mesmo (temos direito a uma muito divertida citação a Kill Bill e tudo).
Ou seja, quem admirava a Tarantino mais o virtuosimo, que propriamente as suas referências xunga, talvez não ache grande piada a 'Death Proof'. Quem é mesmo fã do seu universo muito próprio (eu incluído), não pode deixar de se divertir loucamente com este filme, nomeadamente com o extravagante delírio da 'ultima parte', da vingança, que termina mesmo com uma cena de antologia. Eu pelo menos já não me ria tanto desde o episódio das 'Vitimas de incesto anónimas' do Larry David....
Death Proof, E.U.A., 2007. Realização: Quentin Tarantino. Com: Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd, Rose McGowan, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoe Bell, Quentin Tarantino.

0 comments: