Recent Posts

21.5.07

Zodiac



'Zodiac' é a história de uma obsessão. Desde logo de David Fincher, que a transfere para os seus personagens, o jornalista Paul Avery/Robert Downey Jr., o inspector David Toschi/Mark Ruffalo e o cartoonista e investigador amador Robert Graysmith/Jake Gyllenhaal (é aliás muito interessante a passagem de testemunho entre as personagens principais). Fincher dá-nos um relato minucioso, hiper-detalhado e asfixiante das investigações à volta dos assassínios do Zodíaco, um serial killer que aterrorizou a área de S.Francisco na década de 60 (ambiente que Fincher, então criança, testemunhou). Mais do que uma fotografia da sociedade americana dessa época (os hippies, etc., etc.), mais até que uma análise do comportamento obsessivo, Fincher procura (e consegue) envolver-nos no ambiente de paranóia, de obcecação, de isolamento de tudo o resto, que os seus personagens sentem e que os vai destruindo a todos. Para isso serve-se de dois dos seus maiores trunfos enquanto realizador, a construção de ambientes e o ritmo imparável, e deixa de fora os seus maiores defeitos, aquela estridência e obsessão com o truque final que até são a sua imagem de marca.
Como resultado, obtém aquele que é, de caras, o seu melhor filme.
Zodiac, E.U.A., 2007. Realização: David Fincher. Com: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards, Chloë Sevigny, Brian Cox, Dermot Mulroney, John Carroll Lynch.

5 comments:

Anonymous said...

Para mim o melhor dele permanece o Fight Club, mas Zodiac não deixa de ser um óptimo filme. Brilhante construção de tensões interiores.

Unknown said...

Eu, cá por coisas, não gostei nada do Fight Club ;)

S.B. said...

eu também não sou grande fã do Fight Club... mas gosto muito do Seven! The Zodiac ainda não vi, mas parece prometer :)

Unknown said...

Vale a pena. Quanto mais penso sobre o filme, mais acho que é mesmo bom.

Loot said...

Fui ver este fim de semana também gostei muito.

Quanto a fight club é também o meu favorito de Fincher acho-o genial.