Este filme, sobre uma jovem que quer ser boxeur e o seu relutante treinador, pode ser dividido em duas partes, correspondendo cada uma a um género clássico de Hollywood.
A primeira é o Western, obviamente sem índios nem cowboys. Frankie/Clint Eastwood é o Sheriff (ou o capitão de cavalaria, ou...), um solitário de poucas falas, com uma angustia interior devido a algo do seu passado (a história da filha que nunca conhecemos), uma personagem Fordiana por excelência; Eddie/Morgan Freeman é o ajudante do Sheriff, o velhote com bom coração que conhece melhor que ninguém as suas virtudes mas também as suas fraquezas; Maggie/Hilary Swank (espantosa actuação) condensa duas personagens: o jovem talentoso que o Sheriff inicialmente rejeita, mas que acaba por ensinar e reconhecer como seu, e a mulher mais jovem que consegue penetrar no seu coração há muito fechado. Depois, há os secundários típicos: o maluquinho (por vezes é o bêbado) perdido na vida (Danger/Jay Baruchel), os maus (os índios, os fora da lei) como só o são nos westerns, maus mesmo (a família de Maggie), etc., etc.
A segunda parte é o melodrama. Uma história de amor tornado impossível; o acto mais difícil que se pode exigir ao apaixonado.
Talvez não seja um filme tão 'perfeito' como Mystic River. Há uma ou outra cena forçada, e talvez a segunda parte não seja tão equilibrada como a primeira. Mas é um filme hipnotizante e perturbante como poucos, e está a milhas de quase tudo o que anda por aí.
4 comments:
Harry, gostei muito da sua análise sobre "Million Dolar Baby", que por aqui ganhou o nome de "Menina de Ouro". Isso de comparar a primeira parte do filme com um western ficou bem bacana. Adorei esse filme, como aliás adoro quase tudo do Eastwood. Abração.
Só o vi hoje, e gostei bastante. Eastwood tem um estilo próprio e raro a fazer cinema, e sabiamente corta algumas tensões no filme. Não é uma obra-prima como "Mystic River", mas seguramente figurará na lista dos melhores deste ano.
Faço das palavras do Puto as minhas palavras. Um filme muito bom, mas não tão bom como «Mystic River».
discordo.
"Mystic River" é "só" muitíssimo bom.
"Million Dollar Baby" supera-o e supera-se.
obra-prima.
Post a Comment