Este filme, Grande Prémio do Fantasport0 2002 e Méliès d'Or 2002 (melhor filme europeu de cinema fantástico) é uma co-realização de Isidro Ortiz, Alex Ollé e Carlos Padrissa, sendo os dois últimos membros do colectivo catalão La Fura dels Baus. A história do filme é uma versão livre do mito de Fausto, tema recorrente dos Fura, que a partir dele já fizeram um espectáculo teatral e uma ópera. Tendo este grupo um imaginário tão marcante, sendo os seus espectáculos caracterizados pelo forte aparato pirotécnico, pela obsessão pelos corpos, e dum modo geral pela recusa dos cenários e formas tradicionais do teatro, a sua incursão no cinema levantava logo à partida uma expectativa: conseguiriam transpor para um novo meio o seu universo, ou usá-lo-iam para criar uma linguagem nova, para fazerem algo diferente?
Começamos a seguir o filme, a história de um médico (o Dr.Fausto) especialista em casos terminais que reencontra um antigo paciente que lhe promete realizar os seus desejos, e somos surpreendidos pela quase ausência de marcas reconhecíveis dos seus realizadores. Há um ou outro pormenor, como as cores metálicas com que é filmada uma Barcelona futurista e irreconhecível, o hotel onde decorre uma conferência onde participa o Dr.Fausto completamente tapado, parecendo uma obra de Christo, e mais explicitamente uma festa onde todo o ambiente é familiar aos espectadores de La Fura del Baus. Mas tudo isto é secundário, interferindo pouco com o desenrolar da história e marcando pouco ou nada a nossa percepção do filme. Se ao principio este efeito de surpresa é agradável, este vai-se desvanecendo quando percebemos que se o universo dos catalães está quase ausente deste Fausto 5.0, em seu lugar não está... nada! De facto, o filme vai decorrendo dentro de uma certa mediania competente, não sendo desinteressante, mas também nunca conseguindo entusiasmar, até pela forma previsível e simplista com que nos é apresentada a moral da história.
Resumindo, Alex Ollé e Carlos Padrissa conseguiram um feito que seria totalmente imprevisível para quem conhece minimamente a sua obra extra-cinema: realizar um filme completamente indistinto.
0 comments:
Post a Comment