Jeux d'enfants é um filme inspirado em Amelie. Perdoem-me o óbvio mas a comparação é inevitável: as mesmas cores fortes, os mesmos planos picados, um narrador a contar pormenores da vida das personagens enquanto as imagens nos passam à frente dos olhos como se estivessemos a morrer, o mesmo tom fabulado.
Amelie era uma história de amor, Jeux d'enfants conta-nos a história de uma paixão obsessiva que recusa ser domada.
Desde a infância, Julien e Sophie envolvem-se num jogo como forma de escape aos problemas que vivem em casa. "Cape ou pas cape?" - Quem detém a pequena caixinha de música lança o desafio: - Atreves-te? Cumprido o repto a caixa muda de mãos. O jogo acompanha-os até à idade adulta, cada vez mais intenso, descontrolado. Fá-los rir, magoa-os, mas principalmente arrasa toda a gente à sua volta e isola-os.
O efeito Amelie apanhou-me de surpresa, e sinceramente desagradou-me a primeira parte do filme com os pequenos actores e as suas diabruras.
Depois Marion Cotillard que interpreta a Sophie adulta prende-nos totalmente a atenção.
O hedonismo de Julien e Sophie, a crueldade, o egoísmo e o inconformismo daquela paixão incomoda e faz-nos pensar. Uma boa surpresa este filme.
6 comments:
Finalmente alguém que foi ver este filme e fez uma crítica. Eu já o tinha visto uns bons meses antes dele ter estreado cá e fiquei deliciado. É compreensível a comparação a Amelie, mas á medida que o filme se desenvolve vai criando o seu espaço, a sua personalidade, acabando por se tornar mais do que uma cópia. Sem dúvida a não perder.
Talvez seja (comparável a Amelie), mas tem 'voz própria'...
Já agora, e fugindo um pouco ao tema: para quando uma crítica ao melhor filme de 2004 (ou 2005 conforme as estreias em diferentes países) de Napoleon Dynamite?
não encontrei em toda a blogosfera (de cinema)portuguesa nenhuma menção a um filme que me parece incontornável.
atomo!: fica atento ao meu blog que a minha crítica ao Napoleon Dynamite está para breve... estou só a acabar de postar tds os que vi antes...
Fico feliz por isso!
Tirando alguns amigos a quem mostrei o filme, ainda não tive nenhum feedback sobre o Napoleon... gostava de entender se o meu entusiamo pelo filme tem algum fundamento junto de outros cinéfilos ou se estou a exagerar ;)
abraços e parabéns pelo blog, até agora (dos que vi) é o melhor blog de cinema português!
Esse filme é lindooo. É raro encontrar alguém que tmbém o tnha visto...
Só faz lembrar do Fabuloso destino de Amelin...mais por causa da pureza dos sentimentos.
**bj
Post a Comment