Recent Posts

2.8.05

War of the Worlds/Guerra dos Mundos



Intencional ou não, é quase uma regra nos filmes em que Tom Cruise participa que esses mesmos filmes sejam feitos para ele, e este não é excepção (nem o Kubrick escapou). Esta megaprodução de Spielberg, que adapta o clássico de H. G. Wells, focaliza-se em Ray Ferrier e na sua família, tendo como cenário de fundo uma invasão de extraterrestes. Inicialmente parece uma continuação do "Top Gun", com Tom na pele de um miúdo irresponsável, mas agora com dois filhos a seu encargo.
Não há dúvida que os efeitos especiais são espectaculares, com pormenores bem cuidados e por vezes aterradores, porém duas questões paralelas dominam o enredo - a invasão propriamante dita e os family issues -, alternando-se os níveis macro e microscópico. Expõe o bom e o mau que o ser humano demonstra em situações extremas (Tim Robbins desempenha um caso típico), ao mesmo tempo que a família Ferrier se dedica a juízos, disputas e resoluções. A menina-prodígio (Dakota Fanning) está soberba ao encarnar todas as manias modernas das crianças, não descurando uma atenção exacerbada em relação a tudo. Mas isto não é de admirar num filme com a mão de Spielberg. Um bom filme de entertenimento, com um final que tem tanto de disparatado como de verosímil. Fica-nos a ideia de uma metáfora dos tempos de crise em que outros problemas são resolvidos, encarando a catástrofe como uma dead line.

[O Puto]

1 comments:

Unknown said...

Não gostei do filme. Previsível, sem noção de precisão e com Cruise a revelar os mesmos tiques claustrofóbicos de "Minority Report". Acresce ainda que há demasiadas pontas soltas no argumento que, além de penalizarem a coesão do enredo, deixam no espectador o inevitável desejo de, ao invés de perder tempo com a obra de Spielberg, se deleitar com a soberba sessão radiofónica com que Orson Welles assustou os E.U.A. e o mundo em 1938. Vai uma aposta?

http://apartes.blogspot.com