Recent Posts

21.9.05

Film Posters of the 50's


Pessoa amiga ofereceu-me este livro e 'li-o' de uma ponta à outra de um só fôlego. Recordemos que a década de 50 foi uma das mais brilhantes da história do cinema, mas também, como nos é dito por Tony Nourmand (co-organizador do livro com Graham Marsh) na introdução, foi nos anos cinquenta que pela primeira vez o cinema teve um sério concorrente: a televisão. De modo que houve que explorar as novidades tecnológicas só possíveis no grande ecrã: o Technicolor, o Cinemascope e o 3-D. Como defende Nourmand, estas novidades tiveram eco no trabalho dos artistas que tinham que criar posters que atraíssem o público ao cinema.
Surgiram assim uma série de nomes que criaram obras de arte a milhas do que se faz hoje em dia, em que os cartazes raramente ultrapassam a mera fotografia dos actores principais. Nomes como os excepcionais Saul Bass (EUA) ou Jan Lenica (Polónia), mas também criativos anónimos que trabalhavam para os grandes estúdios e criaram cartazes fantásticos de filmes série B e de ficção-cientifica, por exemplo, de que temos aqui magníficos exemplos.
Um livro imperdivel.

2 comments:

O Tipo said...

Antes de mais parabéns pelo novo grafismo, mais em consonância com a qualidade deste blog. O backgroud remete para o " Premiers Symptomes" dos Air, compilação bastante cinematográfica.

Quanto aos posters, deve ser um livro fantástico onde de certeza que estão o "The man with the golden arm" e o "Anatomia de um Crime" do Otto Preminger, onde se baseou o Spike Lee para o poster do "Clockers", talvez o melhor filme dele. Já agora, a colecção de DVDs do Hitchcock do Público parece-me respeitar o grafismo dos posters originais. Estou correcto?

Unknown said...

Ainda bem que alguém gostou do novo visual! Thanks! Quanto ao Hitch, tenho que investigar...