Recent Posts

26.12.05

A noiva cadáver



Em 'The nightmare before Christmas' (a primeira longa metragem de animação stop-motion de Tim Burton, embora este não assine a realização) Jack resolve trazer o Pai Natal para o mundo de Halloween! O resultado é, claro, uma enorme confusão com tudo a dar para o torto. Nesta nova animação (Burton assina a realização conjuntamente com Mike Johnson, animador de 'The nightmare...') é a noiva cadáver quem traz Victor Van Dort para o mundo dos mortos, sendo que ele depois a leva para o mundo dos vivos...novamente confusão garantida, pois claro! Contando novamente com a colaboração musical de Danny Elfman, e com o seu gang habitual nas vozes (Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Christopher Lee), 'A noiva cadáver' tem todos os elementos do universo Burtoniano, mas sofre inevitavelmente o confronto com o filme anterior com o qual tem muitas parecenças. Sendo ainda um muito bom filme, penso que o ritmo não é tão vivo e é menos exuberante musicalmente que o seu antecessor. Seja como for, Burton é o único realizador que se move com igual à vontade no mundo da animação e da ficção de carne e osso (sem fugir um milimetro do seu mundo bizarro), como o prova o facto de ter estreado este ano um filme de cada género, ambos muito acima da média do que por aí anda.
Corpse Bride, Grã-Bretanha/EUA, 2005. Realização: Tim Burton e Mike Johnson. Longa-metragem de animação. Vozes: Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Emily Watson, Tracey Ullman, Paul Whitehouse, Joanna Lumley, Albert Finney, Christopher Lee

3 comments:

Ísis Osíris said...

lindo. lindo na fornma como representa um mundo imaginário!

Ademar de Queiroz (Demas) said...

É verdade que gosto mais de "O estranho mundo de Jack", mas achei "A noiva-cadáver" muito bom. Não sei se a música ou a construção dos personagens, mas fiquei totalmente envolvido durante todo o filme. Burton é Burton e ponto final. Abração.

insaen said...

Apenas é batido pelo Nightmare Before Christmas no aspecto musical.